Maternidade e aborto em sex education
uma abordagem de gênero
Resumo
Esta pesquisa se propõe a analisar e compreender feminilidades e maternidades representadas na série britânica Sex Education (1ª temporada). A série é uma produção original da Netflix e atingiu em suas quatro primeiras semanas 40 milhões de espectadores. Retrata em seus episódios o confronto das (os) personagens, principalmente com suas identidades sexuais, sendo abordadas questões relacionadas à maternidade e ao aborto. De modo a ultrapassar o olhar de telespectadora, me utilizo das metodologias de etnografia de tela (BALESTRIN, 2014) para alcançar análises como pesquisadora. Nesse sentido, busco olhar para estas cenas e como são construídas estas feminilidades que integram o tema da maternidade e/ou aborto, de forma a discutir sobre a existência ou não de privilégios, pressões sociais e consequências incorporadas no processo de maternidade “precoce”. Para tanto, também me aproprio das perspectivas culturais e de gênero para realizar esta pesquisa. Além das metodologias já citadas, os conceitos de representação (SILVA, 2010), maternidade (SCAVONE, 1994) e gênero (LOURO, 2013) serão articulados neste estudo. Na trama construída pela série, Maeve é uma das personagens principais e durante o roteiro se desencadeia uma gravidez não planejada com o garoto mais popular da escola. Porém, ela decide não querer ser mãe e vai a uma clínica de aborto. E o efetiva. Através de análises iniciais, parece possível detectar nos processos que se relacionam a experiência de Maeve, indícios de que ela não seja exatamente a bad girl que esta personagem parece querer transmitir a seus colegas. O roteiro veicula as inseguranças e o peso das opiniões de uma sociedade recaindo sobre as costas de Maeve, porém não é a maternidade “precoce” a única vítima deste processo. Toda a estética e o tom destes fragmentos demonstram que o aborto pode ser um procedimento menos traumático se realizado de modo saudável. Os trechos selecionados para análise são os três nos quais ela efetivamente se encontra na clínica. Estas análises ainda estão em processo de construção, assim como a conclusão desta pesquisa. Não tenho por objetivo buscar conclusões fechadas, dadas as múltiplas possibilidades de analisar este artefato, mas refletir a importância deste na construção, manutenção e/ou modificação das relações de gênero. Assim como qual é a mensagem que este artefato tem transmitido para tantos telespectadores.