Assistência Estudantil do IFRS- Campus Canoas

intervenção em grupo como auxílio nas relações interpessoais dos estudantes do PROEJA

  • Bárbara da Cunha ULBRA Canoas RS
  • Yasmin Machado Vieira Universidade Estácio de Sá
  • Aline Viero Kowalski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Assistência-Estudantil, Intervenção em Grupo, PROEJA

Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) é um programa do Governo Federal, criado pelo  Decreto Lei N°.5840 de 2006 destinado a jovens e adultos maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio na idade regular. A fim de atender essa demanda específica, desde o ano de 2011 o IFRS- Campus Canoas, tem possibilitado o ingresso anual para esse segmento populacional. Atualmente, o Campus Canoas disponibiliza 30 vagas para o Curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA, o qual consta 33 estudantes regularmente matriculados. Por se tratar de um curso com elevado número de retenção de matrículas e evasão escolar, observou-se a necessidade em desenvolver atividades com o intuito de promover o pertencimento institucional desses estudantes no sentido de estimular a  permanência e a conclusão do curso matriculado. As atividades desenvolvidas, foram embasadas nas demandas dos próprios estudantes, acolhidas pela Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE), a qual visa promover projetos de permanência aos estudantes, conforme  permeiam as políticas públicas de educação em consonância com os objetivos da Política de Assistência Estudantil do IFRS- 2013 e o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) conforme Decreto nº 7.234/2010. Como metodologia, foi utilizada como técnica de abordagem as rodas de conversas e dinâmicas de grupos com os estudantes do 1º ano do PROEJA- Comércio. Para tanto, utilizou-se o desenvolvimento de um tema escolhido pelos próprios estudantes, em que pudessem construir suas reflexões e falas acerca de seus desafios, dificuldades, limites e seus relacionamentos interpessoais. Para o desenvolvimento dessa primeira roda de conversa foi necessário uma articulação prévia com professores e coordenação de curso, para definir o espaço, o tempo de duração e os recursos materiais que seriam utilizados. Também, foi delimitado o tema que seria abordado nessa intervenção, considerando a própria demanda dos estudantes, assim foi elencado como tema a Inteligência Emocional. A proposta foi desenvolver os pilares, aprender a reconhecer limites e possibilidades das interações pessoais, a expressar melhor seus próprios sentimentos e por fim, desenvolver a empatia com os colegas de turma e professores do curso. Os resultados dessa primeira intervenção sinalizam positivamente, tanto por parte dos estudantes, quanto da Coordenação de Curso. Os estudantes se mantiveram participativos durante o decorrer da intervenção, mostrando interesse nas referências bibliográficas utilizadas na apresentação, compartilharam suas vivências pessoais e enfatizaram a importância em retomar o assunto mais vezes em outros momentos durante o decorrer do ano letivo. Diante do exposto, constatou-se a pertinência dessas atividades de forma contínua com os estudantes para desenvolver suas habilidades sociais, aprimorar suas relações interpessoais, reforçar sua identidade como estudante do IFRS e promover sua permanência na Instituição.

Referências

Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010;
Política de Assistência Estudantil do IFRS, aprovada pela Resolução nº 86 de 03 de dezembro de 2013.
Publicado
2019-11-29
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior