Perfil periódico

  • Bárbara Kayser Fassina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Natália Lucas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Paloma Kaspary Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Moniele Kunrat Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Eliane Velasco Simões Portes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Téoura Benetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Resumo

A tabela periódica tem como objetivo separar e organizar de forma coerente os elementos químicos. Entretanto, muitos alunos têm dificuldades em compreendê-la. Pensando nisso, este projeto interdisciplinar de Química e Artes propõe a criação de um jogo que apresente os dados contidos na Tabela Periódica de uma forma diferente. O jogo didático deve ter suas funções bem definidas, devendo proporcionar a função que esteja ligada a diversão, e a função educativa contribuindo também para a construção do conhecimento em grupo. Este jogo de tabuleiro foi baseado no jogo Perfil. As cartas apresentam 10 características do elemento químico a ser descoberto e fornecem informações a respeito da massa atômica, número atômico, grupo, período, energia de ionização, eletronegatividade, ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade. Todas as informações foram retiradas de livros didáticos de Química. Os materiais utilizados na confecção do tabuleiro e das cartas foram: papéis, tesoura, lápis, cartolina, e canetas e cola. Pode-se concluir que é possível confeccionar um material didático de apoio como alternativa no processo de ensino aprendizagem utilizando material de baixo custo.

 

Palavras-chave: tabela periódica, interdisciplinar, jogo didático

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio