Princípios de usabilidade aplicados ao projeto de objetos educacionais

  • Bruna da Rosa Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Patrícia Nogueira Hübler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

A usabilidade de um sistema determina o quanto ele é fácil de usar, eficiente e agradável, na perspectiva do usuário, podendo ser utilizada no projeto de diferentes interfaces de sistemas. Assim, o objetivo principal deste trabalho é estudar recursos de usabilidade e aplicá-los ao projeto de jogos digitais. Para atingir esse objetivo, inicialmente, se estudou os aspectos teóricos vinculados à usabilidade, ao projeto de interfaces gráficas com o usuário e à influência das cores nestas interfaces. Após, começou-se a identificar quais são os recursos visuais que mais chamam a atenção dos usuários de jogos, para, finalmente, identificar qual a composição de cores mais adequada. Ao realizar a análise de diversos jogos, observou-se que jogos para crianças utilizam cores alegres e claras e jogos vinculados à violência usam cores escuras. Isso, porque, ao realizar uma análise da literatura, pode-se verificar que, conforme a faixa etária e as preferências pessoais, um jogo sempre é escolhido em detrimento de outro. Ao concluir estas etapas, será realizada a próxima etapa do projeto que é verificar como os conceitos de usabilidade podem se relacionar com a aprendizagem, para produzir um jogo que contemple diversos princípios de usabilidade e que possa ser utilizado como ferramenta pedagógica.

 

Palavras-chave: usabilidade; jogos digitais; objetos educacionais.

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio