Oficinas de Histórias em Quadrinhos

articulando cultura e educação no cotidiano acadêmico

  • Dulce Maria Mielczarski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Romir Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Interdisciplinaridade, cultura

Resumo

O projeto “Oficinas de Histórias em Quadrinhos”, em sua sétima edição, faz parte do Programa “Oficinas Permanentes de Cultura” do IFRS Campus Canoas e tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas ao universo das Histórias em Quadrinho, envolvendo os estudantes do Campus e das escolas municipais e docentes da rede municipal. O Projeto compreende que as Histórias em Quadrinhos se constituem em uma linguagem artística que articula elementos textuais e visuais, organizados sequencialmente, permitindo o desenvolvimento das narrativas e, portanto, devem ser percebidas como uma importante ferramenta pedagógica para a implantação de práticas interdisciplinares e inovadoras. Além disso, os Quadrinhos são uma produção cultural que se relaciona com o público jovem e é capaz de estimular competências cognitivas, estimular a criatividade, o campo artístico e a autoestima dos participantes. Atualmente o Projeto desenvolve uma oficina de Histórias em Quadrinhos no Campus Canoas, abertas à comunidade escolar, com encontros semanais que integram atividades práticas e teóricas segundo um planejamento. Estão previstos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município, a realização do curso “Alfabetização em Quadrinhos”, com 20h, voltado para os professores da rede municipal, e da “Oficina Básica de HQ”, com 8h, direcionada para estudantes do nono ano de uma escola municipal a ser definida. O projeto está em andamento, mas já é possível perceber o envolvimento dos participantes, que compreendem a oficina como um espaço/tempo no qual se sentem livres para expressar suas ideias e conversar com os outros participantes e partilhar seus interesses em comum. Além disso, é o local que veem como uma nova fonte de educação, com o adicional de atender aos seus interesses e linguagens. Com a realização das atividades planejadas em conjunto com a Secretaria de Educação, o Projeto estará avançando ainda mais em seu papel extensionista e, com isso, contribuirá para a consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do município.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio