LOGIMIX

oficinas de Lógica de Programação e Robótica Educativa

  • Maria Eduarda Contri Natal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Glória Grecco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Sandro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Robótica educacional, Metodologias ativas, Lógica de Programação

Resumo

A necessidade de novas técnicas pedagógicas vêm crescendo substancialmente nos últimos anos devido às mudanças de vida e personalidade nos estudantes das últimas décadas. Alia-se a esta questão a dificuldade encontrada na disciplina de lógica de programação incorporada acerca de diversos ambientes educacionais, em consequência de uma metodologia tradicional e desgastante por maior parte dos docentes, além do mais dentro de uma disciplina complexa e com grandes estatísticas de evasão escolar. Para a solução deste problema, uma das alternativas identificadas foi a aplicação de uma metodologia ativa dentro do âmbito escolar, através de oficinas de robótica de LEGOMindstorms do projeto LOGIMIX, com foco na construção e na programação dos LEGO’s para auxiliar no entendimento de lógica de programação e aumentar a motivação do estudante de forma lúdica e prática. Para a composição deste projeto, foi iniciada uma pesquisa qualitativa que apontou as principais problemáticas dentro do aprendizado de lógica de programação, sendo elas a falta de motivação e a falta de conexão com as matérias encontradas. Sucedendo a pesquisa, foram selecionados 8 estudantes do primeiro ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio para um minicurso de 20h que envolve o desenvolvimento e técnicas de programação dos robôs LEGOMindstorms, sendo assim realizado nos anos de 2018 e 2019. O minicurso se estendeu por cerca de três à cinco meses, conforme o ano, sendo realizado uma vez por semana durante duas horas, e ministrado por um voluntário do projeto, onde tal escolha foi feita levando em conta que os ouvintes teriam mais conexão com um ministrante de mesma faixa etária. Nas atividades, foram trabalhados inicialmente conteúdos sobre a composição robótica dos robôs, construindo os mesmos a partir de uma apostila de desenvolvimento. Posteriormente, na segunda fase, os alunos tiveram contato com o software de programação dos objetos que eles mesmos puderam desenvolver, assim aprimorando sua conexão com a programação de forma lúdica. Por fim, no ano de 2019 foi aplicado um questionário aos ouvintes de ambos os anos de minicurso, apresentando resultados promissores, onde 100% dos estudantes concordaram que as oficinas motivaram os mesmos a estudar lógica de programação, e 57,1% deles afirmaram que o minicurso facilitou o seu entendimento em técnicas de programação. Além disso, foram disponibilizadas perguntas abertas de feedbacks sobre as oficinas, onde constatou-se que maior parte dos ouvintes consideraram as mesmas como divertidas e práticas, na qual puderam ter uma ligação com a programação fora do ambiente convencional, o computador. Também foram observados retornos negativos, que foram coletados para a melhoria dos minicursos nos seus semestres posteriores, mas dentro de uma análise geral, podemos concluir que as oficinas de robótica do projeto LOGIMIX puderam exercer sua finalidade considerando o que foi esperado. 

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Trabalhos expostos