Formação continuada para professores de ciências e o estudo de estratégias metodológicas para o ensino e a aprendizagem no contexto da sala de aula.
Resumo
Este trabalho faz parte do projeto de extensão TransformAÇÕES: um curso de formação continuada para professores de ciências da educação básica. Na perspectiva de que a escolha pela carreira docente exige, enquanto construtores de conhecimento em sala de aula, uma constante busca pela formação continuada que auxilie na reflexão das práticas desenvolvidas pois, o conhecimento adquirido ao longo da graduação não é suficiente para garantir uma aprendizagem significativa em sala de aula, ressalta-se a necessidade de busca por uma formação continuada. Nesse contexto, os Institutos Federais trazem dentre algumas de suas finalidades, de acordo com a lei 11.892 ( lei que cria os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia) “qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino”. Assim, considerando os objetivos do curso de extensão oferecido no IFRS - Campus Canoas, destaca-se a abordagem de algumas estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem que podem ser adaptadas para o ensino básico, possibilitando a organização de aulas diferentes daquelas fundamentadas na transmissão por parte do professor e na recepção por parte do estudante.O curso foi realizado em 10 encontros, sendo eles semanais, totalizando uma carga horária de 40h. Algumas das metodologias abordadas são: a aprendizagem baseadas em problemas (PBL), o educar pela pesquisa, a contação de histórias e a resolução de problemas. A PBL vem sendo utilizada no ensino em universidades, principalmente na área da saúde, e visa a utilização de problemas de contexto profissional real, tendo o ensino centrado no aluno, promovendo autonomia na aprendizagem, melhorando o trabalho em equipe, como é esperado na futura vida profissional desses alunos. O educar pela pesquisa, utiliza a pesquisa como princípio educativo, fazendo parte do processo emancipatório dos alunos, tornando-os seres críticos, e participativos. A contação de histórias apresenta uma circunstância do cotidiano que deve ser analisada pelos estudantes para a proposição de explicações sobre os fatos vivenciados pelos personagens, com uma etapa seguinte de busca por informações para reelaboração das explicações iniciais considerando os conceitos científicos em estudo. E a resolução de problemas propõe a resolução de uma situação para a qual os estudantes não dispõe de procedimentos automáticos que permitem uma resposta imediata, como acontece nos exercícios por exemplo, demandando um processo de reflexão e tomada de decisão. Essas metodologias foram trabalhadas a fim de apresentar possibilidades de aplicação em sala de aula levando em conta a realidade de cada escola e turma.