Oficinas de Desenho

  • Juliana da Cruz Mülling Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Eduardo Link Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: desenho, cultura, formação profissional

Resumo

Por muito tempo, o desenho foi a expressão das ideias iniciais de um projeto visual, coadjuvante utilizado para dar base à outras linguagens da Arte, especialmente a pintura. Até ser dispensado pelos Impressionistas, foi considerado incompleto, apenas usado para esboços. A partir das rupturas modernistas e contemporâneas nos paradigmas artísticos, os processos do desenho começaram a ser explorados como resultado final, como linguagem autônoma. O projeto Oficinas de Desenho ocorre desde 2014 no IFRS campus Canoas, onde integra o Programa Oficinas Permanentes de Cultura. São realizados encontros semanais nos quais os participantes exploram e problematizam diversos materiais, sendo o grafite o mais usual deles, com o objetivo de aprimorar/trocar repertório de referências, técnicas e habilidades na linguagem gráfica, bem como usufruírem de um espaço/tempo para sua expressividade. Até o momento foram feitos estudos sobre tipos e configurações das linhas, sua aplicabilidade e diferentes impactos no desenho; perspectiva, com uso de um ou dois pontos de fuga; exercícios com o uso da linha contínua baseados na observação sintética de objetos e na reprodução gráfica dos mesmos com o uso de uma única linha. Foram discutidas noções do desenho de observação e de memória, desenho de tempos e síntese formal. No âmbito da extensão, os participantes serão incentivados a levarem suas produções para exposições,, bem como a elaborar e aplicar mini-oficinas nas escolas municipais da região, contribuindo para a divulgação do IFRS Canoas. A oficina tem feito grande diferença na forma de ver e de criar os desenhos, por parte de todos os participantes, que num geral estão mostrando uma grande evolução em suas produções desde o início da oficina. Em geral a oficina tem se mostrado promissora e constituído um tempo de integração entre lazer e produtividade para os participantes. Ao final da oficina os alunos serão responsáveis pela curadoria, elaboração de texto curatorial e montagem de uma mostra da produção da oficina.

Referências

BAPTISTA, Daniella. A criança e o desenho. Em <>. Acessado 20.02.2014. CALDAS, Waltercio. “Desenhar”. In: DERDYK, Edith (org.). Disegno, desenho, desígnio. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2007, p.31. DERDYK, Edith. O desenho da figura humana. 2. Ed. São Paulo: Scipione, 2003. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989. GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1995. LUQUET, George-Henri. O desenho infantil. Porto: Ed. Minho, 1969. SMITH, Ray. Desenhando Figuras. São Paulo: Ed. Manole Ltda, 1997.
Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio