Respostas metabólicas às modalidades intermitente e contínua de exercício físico

  • Henrique Dario Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Gustavo Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Téoura Benetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Luciana Moreira de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Vivian Treichel Giesel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Resumo

O projeto avaliou as alterações na pressão arterial, glicemia, colesterol, triglicerídeos e lactato dos alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS-Feliz submetidos, ou não, a treinamento através de duas formas de exercícios físicos: o exercício físico contínuo e o intermitente. Para tal, os alunos foram divididos em três grupos: um grupo fez treinamento com exercício físico contínuo (TEC), outro com exercício físico intermitente (TEI) e o outro permaneceu sedentário (SED), sendo este o grupo controle. O treinamento dos grupos TEC e TEI foi de 20 minutos de caminhada ou corrida ao ar livre, de acordo com o teste máximo previamente realizado, e com o tipo de exercício definido (contínuo ou intermitente), 3 vezes por semana, por 3 meses. As análises e novos testes máximos foram feitos mensalmente. Os dados coletados demonstraram que, quanto maior a massa dos indivíduos, maior a concentração de lactato sérica; verificou-se correlação positiva entre colesterol e glicemia e entre o colesterol e a massa. O colesterol nos indivíduos praticantes do exercício físico contínuo se mostrou menor que nos indivíduos sedentários ou praticantes de exercício intermitente. Após as intervenções verificou-se uma melhoria na grande maioria dos parâmetros fisiológicos relacionados à saúde, além de uma maior adesão ao esporte.

 

Palavras-chave:exercício; contínuo; intermitente.

 

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio