Aprendizado sobre empreendedorismo através de histórias de vida em projeto de extensão
Resumo
A história de vida é um relato, contada por quem a vivenciou, sendo importante o ponto de vista do narrador, revelando ações e emoções, e as interações entre pessoas e situações. Expõe as motivações e expectativas do narrador, influenciadas pelo seu meio e possibilita o estudo sobre a sua trajetória. Com isso, há a possibilidade de influência positiva na carreira de outros empreendedores, pelo aprendizado de uma nova realidade e nova forma de agir profissional. O projeto de extensão Gestão em Empreendimentos que Produzem Alimentos em Pequena Escala atua junto a pequenos produtores de alimentos, que tem nessa atividade um complemento de renda, ou sua remuneração principal. Em 2019 iniciou-se uma ação denominada Ciclo Trajetórias Empreendedoras, a fim de estabelecer um momento de trocas de idéias com empreendedores de alimentos já consolidados na região. Objetivou-se analisar como as histórias de vida, trazidas pelos empreendedores, podem se constituir em um momento de aprendizado para os beneficiados do projeto. A história de vida, escassa na Administração no Brasil, é uma metodologia que trata dos desafios envolvidos na carreira dos trabalhadores. O estudo baseou-se em três palestras que ocorreram mensalmente, até o momento, com um proprietário de uma lanchonete, de uma fábrica de massas frescas e de uma fábrica de chocolates. Observou-se suas falas, e as reações do público presente, no total de 28 beneficiados. Todos os palestrantes apresentaram o grande esforço realizado na continuidade da idéia inicial do negócio, modificações necessárias ao longo do caminho, e sua conquistas. Com muitos desafios, mas com grande superação de obstáculos pessoais, econômicos e sociais. Percebeu-se no público muita concentração na exposição do palestrante, participação com questionamentos, comentários positivos ao final, e troca de informações entre palestrante e público, e entre o próprio público. Alguns relatos dos ouvintes: “não estamos sozinhos nessa”, “sairemos mais motivados para nosso trabalho”, “sua ideia ou, seu produto, também podem me ajudar”. A realização dessas palestras se traduziu em aprendizado, motivação e entusiasmo aos beneficiados do projeto. Além disso, percebeu-se que entre os palestrantes e o público houve trocas de contato, possibilitando a oportunidade de trabalharem em rede. Novas palestras estão previstas, em contínuo aperfeiçoamento, em vista das inúmeras dificuldades que enfrentam os pequenos empreendedores de alimentos.