Rpg aplicado ao ensino de literatura: possibilidades e desafios.

  • Giovanna Hermes Tonello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Letícia Cardoso Da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

O projeto de pesquisa Leitura em Rede, em vínculo com o projeto de extensão Redes Digitais de Leitura, tem como objeto a elaboração de uma nova metodologia de ensino com o uso de tecnologias digitais. Seu principal objetivo é incentivar a leitura no IFRS - Campus Canoas por meio da integração entre diferentes tecnologias. Para isso, foram utilizados o software desenvolvedor de jogos RPG Maker e o conto O Alienista, de Machado de Assis. O processo de elaboração contou com três etapas principais: a leitura analítica do conto;, a sintetização do roteiro; a elaboração do protótipo com a utilização do software, com vistas à aplicação do jogo, em turmas dos cursos integrados ao ensino médio, por meio de atividades de ensino e extensão. Dente os resultados parciais estão o sucesso na elaboração do protótipo, o aprendizado adquirido pelos envolvidos a respeito do software utilizado, a integração entre novas e velhas tecnologias e a ampliação do mundo literário a partir das atividades de leitura e análise de contos. Conclui- se que a integração entre tecnologias é possível e pode se tornar uma interessante forma de despertar o interesse pela literatura, tornando possível a (re)descoberta desse universo chamado leitura.

 

Palavras-chave: integração, leitura e novas tecnologias.
Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio