Olimpíadas de Matemática

parceria IFRS e escolas

  • Eduarda Santos de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Carina Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Cláudia Fogliarini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Matemática, OBMEP, Preparação

Resumo

O Projeto de Extensão intitulado “Olimpíadas de Matemática: Parceria IFRS e Escolas” foi criado no IFRS Campus Canoas no ano de 2018, voltado para a preparação de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas da rede pública da cidade de Canoas para a participação em olimpíadas de Matemática, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A preparação acontece através de encontros que ocorreram semanalmente, separados em dois grupos, sendo um do Ensino Fundamental e outro do Ensino Médio. Inicialmente, o projeto era focado principalmente na preparação dos alunos para as competições, com o objetivo de estimular o estudo da Matemática e preparar os alunos das escolas da região para as olimpíadas. No decorrer da organização inicial, por demanda dos alunos da Licenciatura em Matemática, formou-se um grupo de resoluções de questões da OBMEP e este juntou-se aos encontros de preparação, trazendo os licenciandos participantes como colaboradores responsáveis pelas aulas. Atende-se, assim, dupla demanda, sendo a dos alunos do Ensino Básico a criação de um espaço de discussões e reflexões sobre as diferentes perspectivas da matemática, que muitas vezes acaba faltando dentro da sala de aula regular pelos mais diversos motivos; e, atendendo à demanda dos licenciandos que se interessavam por dedicar um tempo às resoluções de questões de competições como a da OBMEP e, para além disso, pensar sobre como explicar estas, resgatando o olhar para a sua prática docente e podendo, antes do seu período de estágio, relacionar a teoria com a sua prática. A divulgação do curso foi feita para todas escolas municipais e estaduais de Canoas participantes da OBMEP 2019, e muitas delas recomendaram que seus alunos classificados para a segunda fase da OBMEP participassem dos encontros de discussões. Cada encontro demanda de dois momentos: inicialmente a preparação em que o grupo de resoluções se reúne para pensar as questões dos encontros e depois, de fato, a realização das aulas. Na edição de 2018, os estudantes participantes conquistaram 3 medalhas e 9 menções honrosas na OBMEP e o projeto certificou 30 alunos pela presença regular nos encontros. A edição deste ano já atendeu cerca de 25 alunos do Ensino Fundamental, 20 alunos do Ensino Médio e tem o envolvimento de oito licenciandos, relacionando, desta forma, a extensão da comunidade externa com o ensino por parte dos alunos da licenciatura em matemática.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior