A Percepção dos produtores de alimentos em pequena escala na precificação de seus produtos

  • Cátia Regina Fritzen Siegle Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Rafael Alves Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Daniele Cassia Simon Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Eduardo Grudka Pereira Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Margareth Aparecida Moraes Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Vania Gisele Bessi Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
Palavras-chave: Precificação, produção de alimentos, empreendedorismo

Resumo

Percebe-se que a maior preocupação do empreendedor é colocar seu produto no mercado e conseguir que este seja bem recebido pelo consumidor. Inicialmente preocupam-se com a qualidade, a forma de apresentação, e quando se trata de alimentos preocupam-se ainda com sabor. Somente após, vem a preocupação do valor de vendado produto e, quandoo cálculo é realizado, limita-se a quanto foi gasto de insumos para a produção, desconsiderando os demais itens envolvidos na fabricação do produto. O projeto de extensão Gestão em Empreendimentos que Produzem Alimentos em Pequena Escala, da Universidade Feevale, objetiva levar o conhecimento de gestão aos seus beneficiados. Para tanto, são realizadas açõese oficinas onde se trata do tema de formação do preço de venda. Também são realizados atendimentos individuais e ações interdisciplinares com a disciplina Metodologia e Análise de Custos, do curso de Administração. Nas oficinas é apresentada a composição do preço que correspondem aos insumos, mão de obra utilizada e os gastos gerais de fabricação. Faz-se relevante o entendimento dos custos fixos e variáveis,possibilitando identificar o ponto de equilíbrio. Em sala de aula se possibilita aos alunos realizarem, na prática, o conteúdo desenvolvido durante o semestre, onde se verificam as negociações desde a compra dos insumos até o ponto de equilíbrio, passando pelo markup e obtendo-se o preço de venda.Para que este momento aconteça, são convidados os beneficiados do projeto a participarem da sala de aula, onde os alunos organizam-se em grupo para compreender o produto e assim desenvolver a atividade, finalizando com a apresentação dos resultados. Nos atendimentos individuaisé realizado um estudo com os dados fornecidos pelo empreendedor, os resultados são apresentados após análise da composição do produto. A partir da observação participante das ações, de forma integrada, percebe-se que: os empreendedores desconhecem a forma correta de formar o preço de seu produto; acham difícil aplicar na prática o que lhes é orientado; os encargos trabalhistas se demonstram muito elevados; trabalhar na informalidade é menos oneroso. No entanto, eles ainda relatam sobre a importância de se conhecer o que deve fazer parte da formação do preço, despertando para uma melhor consciência empresarial, entendendo que são diversos os componentes para a formação do preço. Diante das percepções apontadas justifica-se a importância de a gestão estar presente no cotidiano dos produtores de alimentos em pequena escala.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior