Encontros com Machado

como tornar contemporâneo textos clássicos do século XIX

  • Ediele Maria Rodrigues de Lima Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Canoas
  • Sheila Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Machado de Assis;, Literatura brasileira, Ensino

Resumo

Machado de Assis é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira. Sua obra é marcada pela utilização da ironia e pela presença de reflexões acerca da burguesia brasileira do século XIX. Entretanto, mesmo tendo sido escrita há quase dois séculos, ela continua viva e atual, visto que através dela podemos criar paralelos com problemas de cunho social que ainda estão presentes em nossa sociedade atual, como a ganância, a inveja e o egoísmo. Possibilitando, assim, criarmos reflexões sobre o comportamento humano através dos séculos. No entanto, o leitor atual encontra dificuldades em disponibilizar o tempo e dedicação necessários para a compreensão das obras do autor do século XIX. Os empecilhos para a leitura do bruxo do Cosme Velho vão além do tempo, visto que a linguagem utilizada na época é, em geral, pouco atrativa ao leitor contemporâneo. Em uma época em que textos clássicos, muitas vezes, podem ser considerados cansativos para os jovens contemporâneos, surge a necessidade de criar uma ligação desse leitor hightech aos textos daquele grande escritor. O projeto de Ensino "Releituras Machadianas" busca, desde 2016, estimular a leitura de contos de Machado de Assis e salientar a presença de críticas, ironias e reflexões provocadas pelo autor em seus textos que ainda estão vivas e atuais no século XXI. Com o objetivo de incentivar e aprimorar a leitura e interpretação dos estudantes, o projeto realiza os “Encontros com Machado”. Durante a semana, nos contraturnos e organizados pelas bolsistas do projeto, são realizados encontros com os alunos do IFRS Campus Canoas, nos quais são lidos e debatidos os contos do escritor carioca. Após a leitura realizam-se debates, nos quais os alunos destacam suas dúvidas e citações preferidas, nesse momento eles conseguem verificar a vivacidade dessa literatura, além de realizar análises comparativas com base no contexto histórico que Machado vivia e as ligações com a nossa realidade atual. Além da leitura, para familiarizar e criar uma maior aproximação dos leitores contemporâneos aos textos do escritor carioca, são utilizados curtas-metragem, leituras dramáticas, peças teatrais, histórias em quadrinho, clipes musicais, a fim de alocar um pouco de Machado de Assis a esse universo contemporâneo. Ao longo do ano, através da experiência dos encontros, observamos uma evolução da leitura e um desenvolvimento de uma análise crítica dos alunos ao longo de cada conto debatido. Em 2017, o projeto foi finalista do 5º Prêmio RBS de Educação, estando entre os 03 melhores projetos de Escola Pública do Estado do RS de incentivo à leitura.  Observamos através dos encontros que a dificuldade de compreensão da obra machadiana é dirimida, pois com os debates os alunos conseguem enfrentar as dificuldades e empecilhos de ordem linguística e compreender a riqueza dos textos. A criação desse elo entre o escritor do século XIX e o leitor contemporâneo é de fato possível, pois os estudantes percebem que, independente do tempo e espaço, as histórias continuam vivas.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio