Inovação no Ensino de Sociologia com a Utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem

  • Antônio Carlos Guimarães Rolim Júnior
  • Mariana Cunha César
  • Patrícia Nogueira Hübler
  • Claudio Antonio Cardoso Leite

Resumo

Este trabalho integra as áreas: Sociologia e Informática, utilizando-se de recursos tecnológicos para atrair alunos no estudo e conhecimento da Sociologia, se inserindo neste mundo jovem, mostrando como a sociologia esta presente em vários contextos. Com esta pesquisa percebe-se que o meio de comunicação mais utilizado é a internet, a criação de um blog é uma das alternativas de aproximação dos jovens, mostrando a sociologia de maneira diferente, unindo-se o vlog, que vem dando certo em meio à rede, onde o público-alvo se mantém orientado, sem perder o foco na teoria, esquecendo a tradicional massificação dos conteúdos. Como objetivo, a análise sociológica para fins didáticos e pedagógicos de produtos culturais tecnológicos, especificamente os audiovisuais. A busca pela inserção destes produtos na web, em formato de blog e portal educacional, para constituir um conjunto de material empírico, servindo de substrato para discussões dos conteúdos próprios da disciplina, dos cursos de nível médio. A análise de objetos de aprendizagem, visam a identificação de características que possam ser replicadas para os objetos a serem desenvolvidos, produzindo-os em parceria com o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do IFRS Canoas. Para este trabalho foi estabelecida como metodologia: pesquisa bibliografia, envolvendo a análise de artigos, de documentos da Sociedade Brasileira de Sociologia e da Sociedade Brasileira de Computação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros etc. Na etapa de levantamento e análise dos documentos oficiais do ensino à sociologia, onde os conteúdos deverão ser ensinados e abordados nos cursos técnicos integrados do IFRS Canoas utilizando-se estes objetos de aprendizagem. Concluída a etapa, busca-se a definição e implementação de objetos de aprendizagem na forma de um protótipo, aplicando características identificadas na fase de levantamento, que está praticamente concluído, com a identificação das características que subsidiarão a criação do objeto de aprendizagem, proporcionando inovação no ensino de sociologia, e oferecendo o desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem com recursos tecnológicos.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio