Tecnologias digitais aplicadas ao desenvolvimento de objetos educacionais

  • Luciane da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Patrícia Nogueira Hübler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

A adoção de metodologias para o desenvolvimento de objetos educacionais (OE) é imprescindível para a criação de objetos com dinamismo, de qualidade e com alta capacidade de interação. Assim, o presente trabalho tem origem em um projeto focado no desenvolvimento de metodologias para este fim. O objetivo principal do trabalho é sistematizar passos, ferramentas e técnicas, vinculando-os uns aos outros de modo a facilitar a construção de objetos educacionais. A primeira etapa do trabalho foi o estudo da literatura sobre outras metodologias e processos para o desenvolvimento dos OEs. Após, para cada etapa foram definidas as técnicas que seriam usadas, sendo que destas etapas a mais complexa para a escolha de ferramentas e tecnologias foi a de construção. Isso, porque, iniciou-se o trabalho selecionando o Flash como software para criação de animações e para a criação dos elementos dinâmicos do objeto. Assim, foi elaborado um estudo de caso da área de química (vinculado a outro projeto de pesquisa em andamento no câmpus Canoas), e à medida que o projeto era executado e as necessidades deste estudo de caso surgiam, percebeu-se que esta tecnologia não era a mais adequada para os fins estabelecidos. Alguns dados do objeto não podiam ser animados e não se conseguia a persistência dos percursos de aprendizagem dos usuários. A princípio tentou-se utilizar um objeto do Flash que permite salvar os dados de forma semelhante à adotada pelos bancos de dados, mas na versão Flash CS5 este objeto não existe. Em sequência, tentou-se integrar Flash e PHP, pois foi a solução ideal apontada em vários fóruns e grupos de discussão sobre a tecnologia. Mas, as tentativas não obtiveram sucesso. Como resultado, começaram-se os testes com HTML 5.0 que resolveu alguns dos problemas apontados anteriormente, mas que impôs outros: escassez de material bibliográfico, exemplos pequenos que abordam somente parte de soluções, arquivos javascript extensos e complexos para o desenvolvimento de animações. Em paralelo a este estudo, percebeu-se a necessidade de criar um portal para a divulgação do projeto e dos demais projetos correlacionados. Assim, foi criado o portal OEduC, Objetos Educacionais do IFRS Canoas, que apresentará informações de todos os objetos OEs desenvolvidos no câmpus Canoas e possibilitará que pesquisadores externos ao IFRS possam solicitar o acesso/download dos objetos. Esse portal foi desenvolvido utilizando-se Java, JSP (Java Server Pages) e javascript. Com esse portal ampliou-se os conhecimentos sobre javascript o que contribuiu para os experimentos com HTML 5.0. Foram realizados alguns exemplos de animações com HTML 5.0, porém com o término do período da bolsa não foi possível concluir qual a melhor tecnologia a ser utilizada na metodologia que estava sendo elaborada. Essa tarefa coube ao próximo bolsista que está dando andamento as atividades do projeto.

 

Palavras-chave: objetos educacionais; metodologias para desenvolvimento de objetos educacionais, flash; html5


 

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio