Educação como processo de formação humana: Nietzsche e a guinada estética

  • Emili Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Elisa Avila da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Vicente Zatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: educação, formação humana, filosofia da educação

Resumo

Na atualidade, os interesses utilitaristas avançam sobre a educação, tornando o espaço educacional um ambiente instrumentalizado, cuja finalidade passa a ser demarcada, majoritariamente, pelo aspecto  econômico. Nesse contexto, prevalece um ensino direcionado à instrução, capacitação, treinamento e  profissionalização, que desintegrado de uma formação geral, não promove o desenvolvimento pleno do ser humano ao pôr em segundo plano questões éticas, políticas e estéticas, estas, entendidas como necessariamente inerentes ao ato de educar. O estreitamento do ato de educar ocasionado pelo ensino utilitarista,  sabota a complexidade exigida na formação do ser humano, e sua necessidade de proporcionar a construção humana em sua integralidade, gerando uma escola deficitária naquela que é sua grande tarefa, a educação em si mesma. Desse modo, o projeto de pesquisa A educação como processo de formação humana, tem como objetivo tematizar a tradição filosófica ocidental, a partir da compreensão literária de educação como um processo de formação humana, para demonstrar que a educação não pode ser reduzida a algo aligeirado e utilitário. No que se refere à metodologia, a pesquisa possui caráter teórico e qualitativo, desenvolvida a partir da análise e revisão bibliográfica de literatura das áreas de filosofia e educação. Realizamos leituras sistemáticas de livros e artigos científicos, seguidas de reuniões semanais focadas na interpretação e debate, ao que segue a escrita das reflexões resultantes. Nesse segundo ano de edição do projeto,  damos ênfase na reelaboração do conceito de formação (bildung) elaborado  por Friedrich Nietzsche. A investigação sobre a compreensão de formação humana do filósofo alemão é importante pois ele faz uma crítica devastadora à tradição pedagógica ocidental que fundou-se em um ideal humano. No entanto, ao fazer isso, preserva a função formativa da educação,  embora promova uma guinada em seu sentido.  Para avançar na compreensão dessa redefinição nietzscheana da formação (Bildung), até o atual estágio parcial da pesquisa,  adotamos como estratégia a elucidação de conceitos estruturantes do pensamento de Nietzsche como:  Eterno retorno, Além do homem, Amor Fati, Vontade de potência, Morte de Deus, Transvaloração dos valores.  As análises parciais da concepção de formação (Bildung) em Nietzsche indicam que o filósofo, ao mesmo tempo, desconstrói a tradição pedagógica e  permanece como seu herdeiro, pois mantém a compreensão de que a educação não é apenas um meio para algo, mas diz respeito à tarefa formativa mesma. Em sua desconstrução da tradição pedagógica, promove uma guinada no sentido de formação, até então entendido como uma tarefa moral, e proposta pelo filósofo alemão como uma tarefa estética. Buscamos explicitar essa guinada estética no sentido de formação humana, bem como, estabelecer suas implicações para a educação escolar. Pois o pensamento de Nietzsche nos permite pensar o espaço-tempo escolar não distorcido por interesses utilitários extrínsecos,  em que a educação mantém o legado da tradição enquanto formação humana integral, mas, sem o caráter metafísico próprio grandes modelos formativos que entendiam a educação como uma tarefa moral.

Biografia do Autor

Emili Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Elisa Avila da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio no IFRS Campus Canoas. Bolsista do projeto de pesquisa "Abordagens filosóficas sobre inteligência artificial: contribuições para a educação tecnológica".

Vicente Zatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Educação pela UFRGS (2012). Pós-doutor pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP (2021). Professor de Filosofia e Filosofia da Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Humanas