Educação como processo de formação humana: Nietzsche e a guinada estética
Resumo
Na atualidade, os interesses utilitaristas avançam sobre a educação, tornando o espaço educacional um ambiente instrumentalizado, cuja finalidade passa a ser demarcada, majoritariamente, pelo aspecto econômico. Nesse contexto, prevalece um ensino direcionado à instrução, capacitação, treinamento e profissionalização, que desintegrado de uma formação geral, não promove o desenvolvimento pleno do ser humano ao pôr em segundo plano questões éticas, políticas e estéticas, estas, entendidas como necessariamente inerentes ao ato de educar. O estreitamento do ato de educar ocasionado pelo ensino utilitarista, sabota a complexidade exigida na formação do ser humano, e sua necessidade de proporcionar a construção humana em sua integralidade, gerando uma escola deficitária naquela que é sua grande tarefa, a educação em si mesma. Desse modo, o projeto de pesquisa A educação como processo de formação humana, tem como objetivo tematizar a tradição filosófica ocidental, a partir da compreensão literária de educação como um processo de formação humana, para demonstrar que a educação não pode ser reduzida a algo aligeirado e utilitário. No que se refere à metodologia, a pesquisa possui caráter teórico e qualitativo, desenvolvida a partir da análise e revisão bibliográfica de literatura das áreas de filosofia e educação. Realizamos leituras sistemáticas de livros e artigos científicos, seguidas de reuniões semanais focadas na interpretação e debate, ao que segue a escrita das reflexões resultantes. Nesse segundo ano de edição do projeto, damos ênfase na reelaboração do conceito de formação (bildung) elaborado por Friedrich Nietzsche. A investigação sobre a compreensão de formação humana do filósofo alemão é importante pois ele faz uma crítica devastadora à tradição pedagógica ocidental que fundou-se em um ideal humano. No entanto, ao fazer isso, preserva a função formativa da educação, embora promova uma guinada em seu sentido. Para avançar na compreensão dessa redefinição nietzscheana da formação (Bildung), até o atual estágio parcial da pesquisa, adotamos como estratégia a elucidação de conceitos estruturantes do pensamento de Nietzsche como: Eterno retorno, Além do homem, Amor Fati, Vontade de potência, Morte de Deus, Transvaloração dos valores. As análises parciais da concepção de formação (Bildung) em Nietzsche indicam que o filósofo, ao mesmo tempo, desconstrói a tradição pedagógica e permanece como seu herdeiro, pois mantém a compreensão de que a educação não é apenas um meio para algo, mas diz respeito à tarefa formativa mesma. Em sua desconstrução da tradição pedagógica, promove uma guinada no sentido de formação, até então entendido como uma tarefa moral, e proposta pelo filósofo alemão como uma tarefa estética. Buscamos explicitar essa guinada estética no sentido de formação humana, bem como, estabelecer suas implicações para a educação escolar. Pois o pensamento de Nietzsche nos permite pensar o espaço-tempo escolar não distorcido por interesses utilitários extrínsecos, em que a educação mantém o legado da tradição enquanto formação humana integral, mas, sem o caráter metafísico próprio grandes modelos formativos que entendiam a educação como uma tarefa moral.