TRILOGIC: uma plataforma educativa para o ensino da lógica de programação para alunos ouvintes e não ouvintes

  • Arthur José dos Santos Bamberg Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Milena Schmitt Scheidt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas http://orcid.org/0000-0003-0545-061X
  • Sandro José Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Ensino de Lógica de Programação, Plataforma educativa, Metodologias ativas

Resumo

A plataforma educativa TRILOGIC - em seu quinto ano de desenvolvimento e aperfeiçoamento - é fruto de estudos sobre as potencialidades de várias técnicas para apoio ao ensino e aprendizagem dos conceitos de Lógica de Programação e desponta como estratégia para potencializar as dinâmicas educativas das disciplinas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que abordam o conteúdo de Lógica de Programação. O objetivo deste projeto de pesquisa é explorar a utilização do TRILOGIC no auxílio ao ensino e aprendizagem de conceitos da Lógica de Programação, colaborando com a permanência e êxito dos estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos da área de Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica do Campus Canoas do IFRS. A metodologia utiliza técnicas das abordagens qualitativas voltadas para a construção e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. De abordagem exploratória e amostra intencional por relevância, a utilização da plataforma TRILOGIC está sendo promovida em parceria com os docentes que atuam nas disciplinas referidas. Para conhecer as necessidades e preferências do público alvo à medida que eles utilizam o ambiente, são utilizados questionários fechados e conversas frequentes com os professores das disciplinas de Lógica de Programação. As mudanças necessárias estão sendo analisadas e modeladas utilizando-se os recursos da UML Linguagem de Modelagem Unificada (Unified Modeling Language) e incorporadas na plataforma educativa utilizando-se as seguintes tecnologias: PHP, JavaScript, CSS sobre o framework Angular. No presente momento, também estão sendo avaliadas outras tecnologias para a construção de nova versão do TRILOGIC e a adaptação da plataforma para alunos e alunas com baixa visão. A plataforma já está adaptada para alunos não ouvintes. As novas implementações na plataforma passarão por testes junto ao público alvo e esta avaliação servirá para estabelecer os objetivos de continuidade do projeto. Cabe destacar que a plataforma está sendo utilizada no ano letivo corrente com cerca de 80 alunos e a avaliação será realizada no final do período, embora seja perceptível a aceitação junto aos usuários - tanto discentes quanto professores. Além disso, está disponível gratuitamente para ser utilizada por qualquer instituição de ensino.

Biografia do Autor

Arthur José dos Santos Bamberg, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso de desenvolvimento de sistemas integrado ao ensino médio

Milena Schmitt Scheidt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio

Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora e docente do IFRS.-Campus Canoas

Sandro José Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientador e docente do IFRS.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Exposição] Ciências Exatas e da Terra