RevisãoOnline: aprimoramento dos perfis de usuário

  • Gabriel Zanella Bardini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Ana Carolina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Henrique Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Márcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Redação, ENEM, Educação

Resumo

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 2 milhões de participantes do ENEM 2021, apenas 22 candidatos tiraram nota máxima na prova de redação. Por outro lado, mais de 95 mil participantes zeraram. É inegável que muitas pessoas não possuem a chance de pagar um curso ou revisor para receber uma resposta sobre seu desempenho. Destarte, essas pessoas não tiveram oportunidade de aprender um bom método de escrita. Nesse contexto, por meio da redação e revisão de textos, o projeto RevisãoOnline, em desenvolvimento desde 2018 no IFRS - campus Canoas, oferece uma plataforma on-line e gratuita, funcionando como uma comunidade virtual para revisão e escrita de redações. No ano de 2022, o objetivo do projeto é definir o perfil dos avaliadores a partir de métricas e ações dos usuários no uso do sistema. Na plataforma, o estudante é ativo, desempenhando dois papéis: um de escritor e um de revisor de textos dissertativo-argumentativos. No papel de revisor, o usuário conta com recursos de correção que avaliam os conteúdos cobrados na redação do ENEM - e foram desenvolvidos com base em materiais disponibilizados pelo Inep - contando com critérios locais e globais do texto - o usuário pode marcar trechos da redação que podem ser aprimorados e classificar como, por exemplo: fuga ao tema e defesa de um ponto de vista. Os estudantes serão avaliados internamente no sistema, tendo como base: métricas da ferramenta Coh-Metrix - Português; quantia de revisões e redações realizadas; tempo de correção; quantidade de comentários e marcações feitos na redação; nota média dos textos escritos, de acordo com a prova do ENEM; e reputação alcançada a partir de comparações ao desempenho de especialistas e/ou professores na área. No presente, o aplicativo RevisãoOnline conta com 3089 usuários de todo o Brasil cadastrados, os quais já  escreveram 1494 redações e concluíram 3443 revisões utilizando o software. Por meio dessa definição e metodologia, será possível atribuir redações de acordo com o desempenho dos alunos, a fim de manter engajamento, retenção e melhor valorização destes na plataforma.

Biografia do Autor

Márcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduado em Bacharel em Ciência da Computação (2011), pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em ciência da computação (2014) na UFRGS. Professor de Linguagens para Internet, Ferramentas web, Projetos e Programação Orientada a Objetos no IFRS Campus Canoas. Atua principalmente nos seguintes temas: Gamificação, programação web, sistemas de informação geográfica, análise de sistemas e banco de dados.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Exposição] Multidisciplinar