Visibilidade da literatura ficcional no PROEJA do IFRS Canoas

  • Camila Agostinho Augusto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Catarina Vargas Brandão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Mauro René D'Ávila Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Literatura, Empatia, Resistência

Resumo

O projeto de ensino “Ler: literatura, empatia e resistência" tem como objetivo promover o contato dos estudantes com leitores e com a literatura ficcional de forma ampla. Levando em conta que o desenvolvimento do interesse pela leitura, bem como o seu aprimoramento se dá no contexto escolar, o espaço de sala de aula é fundamental para apresentar exemplos concretos de leitores para os estudantes, enfatizando a importância da leitura e trazendo exemplos de convívio com livros. Para que a leitura ocorra na prática, são organizados encontros durante o horário de aula das turmas, nos quais os estudantes convidam pessoas da sua convivência para serem exemplos de leitores e lerem com eles. Os convidados podem ser familiares, amigos, colegas de profissão ou pessoas da comunidade dos estudantes. O leitor convidado conduz a leitura de um trecho ou obra completa, como no caso de crônicas, contos ou poemas, escolhendo o gênero e a forma de realizar a leitura. A obra escrita exige que o leitor crie o seu próprio ritmo, condicionado ao seu esforço para ler e interpretar o texto. Numa narrativa ficcional, o leitor precisa acompanhar o encadeamento dos eventos, imagens e sentidos explícitos e implícitos no texto, depreendidos e construídos pelo próprio leitor. Os estudantes e o leitor convidado desfrutam da oportunidade de debater e conversar sobre os textos lidos, compartilhando suas interpretações e envolvendo os leitores em formação a se envolverem mais com os textos. Uma leitura conduzida por um leitor experiente, que demonstra seu próprio encantamento com o enredo, personagens e formato da narrativa, pode levar o estudante a dar continuidade individualmente à leitura realizada durante o encontro. As leituras realizadas em aula com o apoio dos leitores convidados dão visibilidade à leitura de textos ficcionais, visto que previamente é feito um cartaz convite com a apresentação do leitor e, posteriormente, o registro da leitura realizada é divulgado no ambiente virtual de aprendizagem e em redes sociais. Este é mais um estímulo para que os estudantes continuem a ler as obras ficcionais em outros momentos que não o do ensino regular. Além disso, a prática de leitura efetiva e periódica em sala de aula amplia o repertório de leitura de textos e de autores que passam a ser conhecidos pelos estudantes.

Biografia do Autor

Camila Agostinho Augusto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em desenvolvimento de sistemas integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Canoas (IFRS). Bolsista do projeto de ensino LER.

Catarina Vargas Brandão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em comércio integrado ao ensino médio - modalidade de jovens e adultos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus canoas (IFRS). Bolsista do projeto de ensino LER.

Mauro René D'Ávila Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em comércio integrado ao ensino médio - modalidade de jovens e adultos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus canoas (IFRS). Bolsista do projeto de ensino LER.

Fabiana Cardoso Fidelis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2006). Professora do  Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Canoas (IFRS) . Coordenadora do projeto de ensino LER.

 

Publicado
2022-11-14
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes