Gurias fazendo ciência: conhecendo a robótica e a programação

  • Jesley Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Meninas na ciência, Robótica educativa, Ensino de programação

Resumo

O projeto Gurias Fazendo Ciência, fomentado pelo CNPq e iniciado em março de 2021, tem como objetivo incentivar o pensar científico de meninas da educação básica para carreiras das Ciências Exatas, Engenharia e Computação. Dentre as atividades do projeto, destaca-se, neste resumo, as oficinas de Iniciação à Robótica, realizadas nos meses de maio e junho de 2022, e as Oficinas de Programação, realizadas em agosto do mesmo ano. As oficinas foram oferecidas para as estudantes de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Canoas/RS e para estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. As bolsistas do projeto foram responsáveis por criar materiais de divulgação, acompanhar as inscrições e participar da execução das oficinas, assessorando as professoras do Campus Canoas que as ministraram. Para tanto, as estudantes bolsistas precisaram se familiarizar com os kits de robótica Lego Mindstorm utilizados nas Oficinas de Robótica e com a programação para o funcionamento do robô e, nas Oficinas de Programação, estudaram a plataforma para aprendizagem de linguagem de programação chamada Scratch. As atividades com os robôs foram realizadas nas dependências do Campus Canoas e contaram com a participação de 19 alunas da EMEF Edgar Fontoura,  21 alunas da EMEF Ícaro, 34 alunas da EMEF Monteiro Lobato, 20 alunas EMEF Santos Dumont e 17 alunas do IFRS - Campus Canoas. Por sua vez, as Oficinas de Programação foram realizadas nas dependências de cada escola participante contando com a infraestrutura de informática possibilitada pelas estações de Chromebooks que as EMEFs do município de Canoas possuem. Após a realização das oficinas, as participantes preencheram avaliação que, nas Oficinas de Robótica foram bastante positivas, mostrando que as participantes se interessaram pelo conteúdo, sentiram vontade de aprender mais sobre robótica. No que tange às Oficinas de Programação, por estarem ocorrendo quando este trabalho foi submetido, a avaliação ainda não foi realizada, mas é possível perceber que as participantes se interessam pela ferramenta Scratch, demonstraram curiosidade de explorar a ferramenta para além da oficina oferecida e, embora tenham achado a plataforma um pouco difícil inicialmente, conseguiram superar a dificuldade e atingir os objetivos das atividades propostas. A equipe do projeto enfatiza, em todas as oficinas, a importância da mulher participar da ciência, estudar e trabalhar em qualquer área, superando os rótulos que a sociedade coloca em algumas profissões as considerando adequadas ou não para as mulheres. O objetivo do projeto é sempre mostrar que isso não é verdade, pois as mulheres podem atuar em qualquer ramo da ciência e em qualquer profissão que almejam.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Exposição] Multidisciplinar