Gurias fazendo ciência: uma retrospectiva

  • Marina Candida Silveira e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues
Palavras-chave: Gurias, Ciência, Educação

Resumo

O Projeto Gurias Fazendo Ciência, financiado pelo CNPq, iniciou em 26 de março de 2021, tendo como objetivo o incentivo à curiosidade e ao pensar científico de meninas da Educação Básica para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação, ampliando a parceria entre a rede pública de educação no município de Canoas e o IFRS – Campus Canoas. O planejamento do projeto foi realizado entre março e agosto de 2021, incluindo reuniões com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas, direção e professoras das escolas parceiras, além da seleção das alunas bolsistas do IFRS – Campus Canoas e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Ícaro, Monteiro Lobato, Prefeito Edgar Fontoura e Santos Dumont. A primeira etapa realizou-se de setembro a dezembro de 2021 com encontros semanais, via Google Meet, somente com as bolsistas, a fim de apresentar e  debater a iniciação científica para as meninas. Na oportunidade, as bolsistas desenvolveram uma pesquisa científica e, ao final, apresentaram os trabalhos desenvolvidos como conclusão dos encontros. Ainda, no mês de outubro foi realizada a live com duas ex-alunas do Campus para incentivar as bolsistas à continuidade dos estudos acadêmicos. Em novembro ocorreu a live “A trajetória de mulheres no mundo da ciência”, ministrada por uma pesquisadora de renome na área da química. Com finalidade de encerrar 2021 e apresentar as atividades de 2022, no dia 15 de dezembro de 2021, as meninas foram convidadas para um encontro presencial no Campus. Na ocasião, foi entregue o livro, elaborado por Claire Philip e Isabel Muños, “101 Mulheres Incríveis que Transformaram a Ciência”. Entre janeiro e março de 2022 as bolsistas desenvolveram pesquisas sobre mulheres cientistas e apresentaram seus trabalhos, de forma remota. Também foi realizada a apresentação do projeto nas escolas para as demais meninas dos anos finais do ensino fundamental, em abril e maio/2022. Na sequência, foram realizadas as Oficinas presenciais de Iniciação à Robótica, no Campus Canoas, com participação de 91 meninas nos meses de maio e junho/2022. As oficinas de Química e Engenharia foram realizadas em junho e julho/2022, nas escolas, com participação de 102 meninas. Também no mês de julho foi realizada uma visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, com intuito de expandir os conhecimentos nas áreas relacionadas e integrar as bolsistas e professoras. Outrossim, foram iniciadas as Oficinas de Matemática e de Iniciação à Programação no mês de agosto/2022. A conclusão do projeto está prevista para setembro do presente ano. Como resultado, percebe-se que há envolvimento e interesse das meninas participantes pelos temas abordados nas oficinas, possibilitando visualizar caminhos diferentes para suas vidas acadêmicas, tendo em vista que a ciência é um caminho possível.

Biografia do Autor

Marina Candida Silveira e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico em Administração do IFRS Campus Canoas. Bolsista do Projeto Gurias Fazendo Ciência.

Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues

Orientadora. Doutora em Engenharia de Produção pela UFRGS. Professora do IFRS Campus Canoas. Coordenadora do Projeto Gurias Fazendo Ciência.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar