Inclusão escolar: a trajetória da criança com deficiência egressa da escola especial

  • Patrícia Marques dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul
  • Lígia Souza dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul
  • Arisa Araújo Da Luz Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul

Resumo

A Educação Inclusiva é hoje um tema discutido no ambiente educacional, mas na vivencia da realidade escolar, ainda, existe um distanciamento grande entre o conceito de inclusão e as práticas docentes. O projeto de pesquisa ?Inclusão Escolar: a trajetória da criança com deficiência egressa da escola especial? aprovado Edital PROPPG 001/2012 - IniCie/Uergs - Ações Afirmativas, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Pesquisa objetiva investigar como os alunos(as) com deficiência e egressos de escola especial, retomam seu processo de aprendizagem na escola regular. Consiste em uma pesquisa-ação, já no segundo ano de realização, com acompanhamentos e observações semanais nas escolas com egressos de escola especial, entrevistas com os(as) professores(as), presença na rotina escolar desse alunado e com diálogo com os outros profissionais agentes do ambiente escolar: direção, coordenação, monitores. Dentre os resultados já obtidos, ressalta-se o distanciamento entre a escola especial e regular, o sentimento e discurso de despreparo de alguns professores(as) da rede regular para receber e trabalhar com alunos(as) deficientes egressos desses espaços de educação especial e a dificuldade no retorno desses alunos(as) para a escola regular, que sempre ocorre fora da faixa etária das turmas, causando desconforto e chamando a atenção para esta inclusão.

 

Palavras-chave: educação; inclusão social; escola especial.
Publicado
2014-07-16
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior