Mobilidade estudantil virtual por meio da extensão e a internacionalização do IFRS

  • Maria Eduarda Barra da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Fábio Dantas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sheila Katiane Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Intercâmbio estudantil, Internacionalização, Extensão

Resumo

Desde a criação do Programa Ciências sem Fronteiras pelo Governo Federal, em 2011, a internacionalização dos Institutos Federais vem sendo prioridade nas políticas internas da Instituição que cria a Assessoria de Assuntos Internacionais a fim de promover a mobilidade bilateral, parcerias e acordos com Instituições e Universidades estrangeiras, gerando assim desenvolvimento ao país. Contudo, a prioridade do Programa eram alunos dos Cursos Superiores dos IFs sem ênfase nos alunos do Ensino Médio. O projeto de extensão “Olhares sobre as cidades: experiências de viagem” promove, desde 2011, o evento anual Feira das Cidades. Em 2021, ele se torna um Programa de Extensão com vistas a abarcar um projeto de parceria internacional entre o IFRS campus Canoas e o Istituto di Istruzione Superiore de Via Copernico da cidade de Pomezia, na Itália. A partir de uma palestrante convidada na X Feira das Cidades ocorrida em 2020, realizada totalmente de forma virtual, foi pensada uma colaboração entre as duas instituições de Ensino Técnico e Tecnológico recém mencionadas. Para a escrita do acordo de parceria levou-se em consideração três objetivos da Agenda 2030 são eles: 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero e o 11. Cidades e comunidades sustentáveis, este último diretamente ligado às premissas do Programa extensionista que são a cidade e a viagem. Alguns pontos já concluídos até o momento foram: seleção dos 25 alunos brasileiros dos 2ºs anos e 3ºs anos dos Cursos Técnicos Integrados (público-alvo do intercâmbio estudantil) através das notas de língua inglesa; encontros virtuais ao longo de 2021 e 2022 entre os alunos italianos e brasileiros via GoogleMeet; escrita de um acordo de parceria institucional entre o Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, o reitor do IFRS, Júlio Heck e o diretor do IIS Via Copernico de Pomezia, Francesco Celentano, publicado no diário Oficial da União em 19 de agosto de 2022; oferta de curso de língua italiana a partir de 2024 com uma professora italiana nas dependências do IFRS Canoas; intenção de realizar a coirmandade (“gemellaggio”) entre as cidades de Canoas e Pomezia, fomentando o turismo e relações estratégicas entre as cidades coirmãs. Desta forma, o programa pretende promover a internacionalização do IFRS, uma das prioridades desta Instituição, a qual é responsável pelo aprimoramento de estudantes e servidores, promovendo a solidariedade entre os países e o intercâmbio técnico-científico em prol de uma educação de qualidade e excelência com vistas à formação integral de nossos discentes de Ensino Médio, fato que torna esta ação pioneira em se tratando deste público em especial, não contemplado nas políticas públicas anteriores.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Barra da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Adminisração Intregado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do sul (IFRS) campus Canoas. Bolsista do projeto de extensão "Olhares sobre a cidade experiências de viagens"

Fábio Dantas Vieira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Eletrônica Intregado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do sul (IFRS) campus Canoas. Bolsista do projeto de extensão "Olhares sobre a cidade experiências de viagens".

Sheila Katiane Staudt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Pós doutor, Dedicação exclusiva DE. Orientador do programa de extensão "Olhares sobre a cidade experiências de viagens".

Publicado
2022-11-14
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes