Laboratório de Educação Matemática: percurso formativo no LEMA

  • Ana Paula Sabrina da Silva Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Laboratório de Educação Matemática, Formação docente, Jogos didáticos.

Resumo

O Laboratório de Educação Matemática é um primeiro passo na busca da inserção dos discentes em seu meio de trabalho, sendo um espaço de descoberta e experimentação para o desenvolvimento do saber docente. Nesse sentido, o projeto de ensino busca estimular o desenvolvimento e produção de materiais didáticos, bem como propiciar o contato dos estudantes com os diferentes materiais ali presentes, tornando-o um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades e competências didático-pedagógicas. Nesta edição, o projeto desafia-se a uma pegada mais voltada para inovação, interdisciplinaridade e inclusão, buscando contemplar ainda mais a educação inclusiva com a produção de materiais e atividades de ensino articuladas com a educação para STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), através de iniciativas voltadas à exploração de markspeaces, com a criação de materiais produzidos em impressora 3D e cortadora laser em consonância com o movimento maker, desafiando a interdisciplinaridade entre as disciplinas formadoras do curso de licenciatura em matemática, articulando diferentes áreas com olhar para essa pegada voltada para inclusão e temas transversais. No entanto, o projeto também pretende ofertar oficinas e doar um kit de materiais didáticos para algumas escolas públicas parceiras no município de Canoas, como forma de mobilização e incentivo para a implantação de seus próprios LEMAs. Destaca-se que as atividades inicialmente concentraram-se na (re)organização e limpeza do laboratório que esteve fechado por quase dois anos em virtude da pandemia de Covid-19. Após, ocorreu a mudança de sala do mesmo, o que acabou atrasando o início da pesquisa e produção de materiais. No momento, está sendo feita a pesquisa e análise de materiais didáticos para posterior confecção, além do estudo de softwares como o Tinkercad, bem como está se aprendendo a utilizar a impressora 3D e impressora de corte a laser e seus softwares. O primeiro material produzido foi o jogo “Quarto”, um jogo cooperativo que auxilia no desenvolvimento visuoespacial,  pessoal e relacional do pensamento estratégico e permite explorar o ensino e a aprendizagem de análise combinatória. 

Publicado
2022-11-14
Seção
[Comunicação] Ciências Exatas e da Terra