Clube de Leitura: formação de leitores no espaço escolar

  • Isadora Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Glaucia da Silva Henge Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Capital Cultural, Literatura, Clube de leitura

Resumo

A presente proposta visa apresentar o Clube de Leitura, ação vinculada ao projeto indissociável Núcleo de Línguas e Culturas (IFRS) e direcionada ao estímulo à leitura no espaço escolar. Para tanto, busca-se acessar o conceito bourdieusiano de “capital cultural objetivado”, mais especificamente no que diz respeito à  disponibilização de livros literários e à promoção da leitura entre estudantes do ensino médio integrado, bem como o de  “capital cultural incorporado”, circunscrito à história e à experiência cultural de cada participante. A partir do exposto, o Clube de Leitura surge como possibilidade de socialização e de trocas culturais a partir de obras literárias disponibilizadas gratuitamente para leitura e análise, de forma a gerar equidade aos seus participantes em relação aos livros propostos. Por meio de reuniões periódicas, organizadas remota ou presencialmente, conforme a disponibilidade dos integrantes, são debatidos os materiais propostos com,, no mínimo, três semanas de antecedência para a realização da leitura prévia. É concedido a todos os participantes espaço de fala para sua análise do conteúdo literário, bem como exposição de diferentes perspectivas críticas. A noção de capital cultural é aqui vista em seu sentido amplo, para além do cânone literário e da cultura considerada ‘erudita’, fato que gera,  dentro de espaços educacionais institucionalizados, o acesso à literatura de autoria de feminina produzida em diferentes tempos e espaços, pela qual são socializados conhecimentos, sem ocasionar distinções e hierarquias , contribuindo à diversidade e às múltiplas possibilidades de inserção cultural no ambiente escolar. O espaço educacional é disposto de diversas classes sociais, pelas quais são explícitas as hierarquias de capital objetivado, incorporado e consequentemente institucionalizado, barreiras que vão sendo desfeitas quando a leitura se torna patrimônio de acesso universal, por meio do ensino público, gratuito e de qualidade. Assim, a ação Clube de Leitura, do  projeto Núcleo de Línguas e Culturas, promove a estudantes do ensino médio um ambiente de trocas socioculturais, com a finalidade de romper a institucionalização, incentivar o gosto pela leitura, bem como desfazer a ideologia de  que o acesso a livros e à literatura é restrito a espaços tradicionalmente elitizados.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Exposição] Linguística, Letras e Artes