Oficinas de Matemática: uma introdução ao estudo de probabilidade com meninas de escolas públicas de Canoas

  • Tayná Menezes Lemes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Emilly Binsfeld Lui Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: probabilidade, meninas na ciências, jogo

Resumo

O projeto "Gurias Fazendo Ciências" tem como objetivo incentivar o pensar científico de meninas da educação básica para carreiras das Ciências Exatas, Engenharia e Computação, bem como discutir sobre as mulheres nas ciências e incentivar estas meninas a seguirem seus estudos nas áreas que tanto sonham. A equipe do projeto é formada por professoras de diversas áreas e alunas bolsistas do IFRS Campus Canoas. O projeto iniciou-se em março de 2021. Uma das oficinas ofertadas pelo projeto foi a Oficina de Matemática. Para esta oficina, foi organizado um grupo formado por duas professoras e duas bolsistas do curso superior de Matemática - Licenciatura. O grupo se reuniu nos meses de julho e agosto de 2022 para decidir qual conteúdo seria trabalhado com as alunas das 4 escolas de ensino fundamental participantes do projeto, também foi analisado que tipo de atividade seria mais adequada para a faixa etária das estudantes. Foi decidido em conjunto trabalhar o tema de probabilidade. Esse conteúdo foi escolhido, pois acredita-se que através do estudo da probabilidade as alunas conseguem medir incertezas e utilizar a matemática para a resolução de problemas reais do cotidiano. O plano de aula da oficina propôs a introdução do conteúdo de uma forma lúdica, pois as meninas participantes estão cursando entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental. Foi aplicado o "Jogo da Corrida dos Cavalos", no qual as alunas participantes escolhiam um dos treze cavalos do jogo – estes numerados de 1 à 13 – que acreditavam que iria vencer a corrida. Os cavalos se moviam através da jogada de dois dados e soma dos mesmos. Após realizar uma partida e obter um cavalo vencedor, as alunas registraram todas as possibilidades de jogadas da soma dos dois dados. Foi realizada também uma tabela com o número de chances de cada cavalo ganhar, levando em conta todas as possibilidades.  Durante as oficinas realizadas em três escolas até o momento (agosto/2022), as meninas conseguiram relacionar o tema à outros jogos conhecidos e situação de seus cotidianos, como o "Jogo da Velha", a chance de ganhar um prêmio da "Mega sena" e as chances de cair cara ou coroa das faces de uma moeda. Foi observado que algumas estudantes já tinham estudado os conceitos desse conteúdo em sala de aula, enquanto outras meninas ainda não, mas possuíam alguns conhecimentos prévios. Ao final de cada oficina, era questionado se as alunas trocariam suas apostas nos cavalos e muitas realizavam a troca com base em todas as reflexões abordadas em conjunto. Espera-se que com esta oficina as meninas compreendam mais sobre a probabilidade e que possam levar na sua trajetória estas reflexões em suas escolhas.

Biografia do Autor

Tayná Menezes Lemes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso superior de Matemática - Licenciatura do IFRS - Campus Canoas, bolsista do projeto Gurias Fazendo Ciência. 

Emilly Binsfeld Lui, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso superior de Matemática - Licenciatura do IFRS - Campus Canoas, bolsista do projeto Gurias Fazendo Ciência. 

Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Doutora em Engenharia de Produção pela UFRGS. Professora do IFRS - Campus Canoas. Coordenadora do projeto Gurias Fazendo Ciência.

Mariana Lima Duro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do IFRS - Campus Canoas. Colaboradora do projeto Gurias Fazendo Ciência.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Comunicação] Ciências Exatas e da Terra