Entre páginas e pétalas: uma análise da simbologia das flores e do feminino na ecoliteratura brasileira contemporânea

  • Laura Duarte Roehe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: ecoliteratura, feminino, simbologia

Resumo

O trabalho intitulado "Entre Páginas e Pétalas: Uma Análise da Simbologia das Flores e do Feminino na Ecoliteratura Brasileira Contemporânea" tem como objetivo aprofundar a compreensão da relação entre mulheres, flores e simbolismo na ecoliteratura brasileira contemporânea. Neste contexto, abrangem-se obras de destaque, como Água Viva de Clarice Lispector e Írisz: As Orquídeas de Noemi Jaffe. O propósito central deste estudo é investigar como as autoras femininas e feministas utilizam a metáfora da "mulher como flor" para contrapor os estereótipos tradicionalmente associados à feminilidade na literatura masculina. A relevância deste trabalho comprova-se pelo crescente foco na conscientização ambiental e na capacidade da literatura em potencializar e permitir a fala de mulheres sobre suas próprias perspectivas e vivências, capacitando-as e ampliando suas vozes na sociedade. Tradicionalmente, a mulher é retratada como frágil, bela e passiva, perpetuando estereótipos que limitam a complexidade de suas experiências. No entanto, a ecoliteratura feminina e feminista usa a metáfora da mulher como flor para desafiar essas percepções e destacar aspectos de resistência e força. A metodologia adotada neste estudo envolve a análise literária das obras selecionadas, apoiada por uma revisão da literatura existente sobre o tema. Além disso, é realizada uma análise comparativa das obras, incluindo a perspectiva masculina representada por Vinicius de Moraes em seu poema "Para uma menina com uma flor". Tal abordagem permitirá uma compreensão abrangente de como a simbologia botânica é interpretada de maneiras diversas, refletindo as múltiplas vozes e perspectivas presentes na literatura brasileira contemporânea. Os resultados preliminares apontam para a capacidade da metáfora da mulher como flor, a romper com os estereótipos de fragilidade e beleza, propondo uma exploração mais profunda daquela como uma figura repleta de nuances, que não se limita apenas à sua beleza, mas também possui ‘espinhos’, que denotam resistência e determinação. Em última análise, esta pesquisa contribuirá significativamente para a compreensão das representações femininas na literatura brasileira contemporânea, destacando a importância de explorar a interseção entre feminilidade, resistência e literatura em um contexto global cada vez mais consciente das questões de gênero.

Biografia do Autor

Laura Duarte Roehe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. 

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Orientadora. Doutora em Letras (UFRGS). Pós-doutora (King's Brazil Institute, KCL). Editora-chefe da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação no IFRS-Canoas.  
Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes