Projeto de ensino releituras Machadianas: a inserção de atividades literárias no ambiente escolar

  • Laura Rech Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Isadora Paiva de Mattos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sheila Katiane Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Machado de Assis, festival literário, literatura

Resumo

Em um país onde há investimento escasso em educação e cultura, contribuindo sobremaneira com o baixo índice de leitores, torna-se necessária a inserção de atividades literárias no ambiente escolar. Devido a essa problemática, o projeto de ensino “Releituras Machadianas”, em vigor desde 2016 no IFRS campus Canoas, procura ofertar ações que incentivem não só a leitura, mas a cultura como um todo. Dentre elas, deve ser citada a principal prática do projeto, os “Encontros com Machado”, focada em aproximar o leitor contemporâneo do autor realista, utilizando a leitura dos contos machadianos como ferramenta para tal. Nessa atividade, que tem como objetivos o desenvolvimento do olhar crítico, a ampliação do vocabulário e repertório, além do incentivo ao hábito da leitura, os participantes são instigados a contribuir com a leitura dramática, o debate e as atividades temáticas envolvendo o conto. A produção de curtas-metragens, as famosas “releituras”, realizadas pelos alunos dos segundos anos do curso técnico integrado ao ensino médio, com base nos contos do escritor também propiciam o contato com a arte cinematográfica. Como forma de reconhecimento aos trabalhos artísticos, há a entrega de troféus - denominados “machaditos” - para os três melhores curtas, tornando-se uma parte da programação do “Festival Literário”, evento que acontece anualmente, em formato presencial, no campus Canoas. Essa celebração, organizada pelo “Releituras Machadianas”, é uma iniciativa do projeto ao procurar inserir a literatura e as artes cênicas no campus, buscando enriquecer os estudantes com novos conhecimentos. Durante o Festival, são realizadas diversas atividades para o desenvolvimento cultural, como oficinas de escrita criativa, rodas de leitura, palestras informativas, saraus poéticos, exposições de trabalhos preparados pelos alunos, apresentações musicais, etc. Por meio desse evento, a literatura é apresentada à comunidade escolar de uma maneira mais abrangente, quebrando possíveis barreiras impostas pelos estudantes, justamente pela união da palavra escrita ao visual. É notória a evolução do projeto em diversos aspectos, principalmente o de participação. No início da ação intitulada “Encontros com Machado”, em 2017, se reuniam, no máximo, 5 integrantes para debater e ler os contos do autor no contraturno. Todavia, em setembro de 2023, a atividade conta com quinze membros assíduos, os quais relatam terem adquirido mais repertório, uma melhora na interpretação dos clássicos e de textos em geral, no interesse pela leitura e na criticidade. Nas redes sociais do projeto, sobretudo na plataforma Instagram, houve considerável aumento no número de seguidores e no engajamento das postagens. A criação do “Festival Literário” assegurou visibilidade aos servidores e estudantes, tendo em vista que participaram como ouvintes e também mediadores das atividades propostas, atuando como protagonistas do evento, além do mergulho na arte literária e o aperfeiçoamento de seus conhecimentos culturais. Conciliar eventos que favorecem e instigam a população jovem a ter contato com as artes e com a literatura, aprimorando assim o hábito de leitura, o senso crítico, o enriquecimento cultural em prol de uma formação integral dos sujeitos envolvidos.

Biografia do Autor

Laura Rech Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Bolsista do projeto de ensino "Releituras Machadianas". Estudante do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Canoas.

Isadora Paiva de Mattos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Bolsista do projeto de ensino "Releituras Machadianas". Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensio médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. 
Sheila Katiane Staudt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coordenadora  do projeto de ensino "Releituras Machadianas" e do projeto de extensão "Parceria Internacional entre o IFRS Canoas e o IIS Via Copernico", na Itália. Doutora e mestre em Letras pela (UFRGS) e Pós-doutora pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. 

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes