(Re)leituras Machadianas: para além da literatura
Resumo
O presente trabalho tem como objeto o projeto de ensino Releituras Machadianas, criado em 2016, no IFRS campus Canoas, cuja finalidade é apresentar, de forma palatável aos estudantes, alguns dos 208 contos de Machado de Assis. Este escritor é considerado um dos maiores cânones da literatura brasileira — chegando a fundar e ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras — por esta razão é fundamental que os estudantes conheçam as obras do autor para além das aulas de literatura, entendendo sua relevância social e suas origens, as quais são, por vezes, apagadas. No entanto, a linguagem rebuscada do autor e o estigma em relação à literatura clássica constituem uma “barreira” entre os jovens contemporâneos e o famoso “bruxo do Cosme Velho”. Assim, o projeto busca aproximar os estudantes do escritor através dos “Encontros com Machado”, reuniões quinzenais nas quais se realiza a leitura de um conto por encontro e, logo após, um debate seguido de uma dinâmica de aprendizado – por exemplo, questionários via Kahoot, jogos interativos online, etc. Em outra instância, o projeto faz postagens na rede social Instagram como um método não apenas de comunicação e divulgação dos encontros, mas também de exploração da pesquisa acerca da vida e obra de Machado de Assis para mostrá-la à comunidade, potencializando o alcance do ensino. Ao final de cada ciclo do projeto, é dada aos participantes a oportunidade de fazer uma releitura de um dos contos lidos nos encontros, tendo a possibilidade de escolha do método – HQ´s, podcasts, fanfictions, curtas-metragens, entre outros. Os trabalhos são enviados ao Festival Literário do IFRS do respectivo ano, com direito à premiação — os prêmios, rosto do autor de Dom Casmurro entalhadas em MDF, chamados de Machaditos – para aqueles que ficarem em 1°, 2° ou 3° lugar. O projeto, já finalista do 5° Prêmio RBS de Educação, vem obtendo cada vez mais engajamentos no âmbito virtual (contando com atuais 230 seguidores no Instagram), além do aumento de frequentadores dos Encontros (entre 15 a 20 frequentadores). Assim, evidencia-se que a promoção de eventos que estimulam a juventude a se envolver com as artes e a literatura, estimulando o hábito de leitura, o pensamento crítico e o enriquecimento cultural, contribui para a formação integral da comunidade escolar e aumenta o repertório dos estudantes presentes, auxiliando no seu progresso acadêmico.