(Re)leituras Machadianas: para além da literatura

  • Melissa Silveira Paz IFRS campus Canoas
  • Vitor Schulz Machado IFRS campus Canoas
  • Sheila Katiane Staudt IFRS campus Canoas
Palavras-chave: Machado de Assis, literatura, educação de qualidade

Resumo

O presente trabalho tem como objeto o projeto de ensino Releituras Machadianas, criado em 2016, no IFRS campus Canoas, cuja finalidade é apresentar, de forma palatável aos estudantes, alguns dos 208 contos de Machado de Assis. Este escritor é considerado um dos maiores cânones da literatura brasileira — chegando a fundar e ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras — por esta razão é fundamental que os estudantes conheçam as obras do autor para além das aulas de literatura, entendendo sua relevância social e suas origens, as quais são, por vezes, apagadas. No entanto, a linguagem rebuscada do autor e o estigma em relação à literatura clássica constituem uma “barreira” entre os jovens contemporâneos e o famoso “bruxo do Cosme Velho”. Assim, o projeto busca aproximar os estudantes do escritor através dos “Encontros com Machado”, reuniões quinzenais nas quais se realiza a leitura de um conto por encontro e, logo após, um debate seguido de uma dinâmica de aprendizado – por exemplo, questionários via Kahoot, jogos interativos online, etc. Em outra instância, o projeto faz postagens na rede social Instagram como um método não apenas de comunicação e divulgação dos encontros, mas também de exploração da pesquisa acerca da vida e obra de Machado de Assis para mostrá-la à comunidade, potencializando o alcance do ensino. Ao final de cada ciclo do projeto, é dada aos participantes a oportunidade de fazer uma releitura de um dos contos lidos nos encontros, tendo a possibilidade de escolha do método – HQ´s, podcasts, fanfictions, curtas-metragens, entre outros. Os trabalhos são enviados ao Festival Literário do IFRS do respectivo ano, com direito à premiação — os prêmios, rosto do autor de Dom Casmurro entalhadas em MDF, chamados de Machaditos – para aqueles que ficarem em 1°, 2° ou 3° lugar. O projeto, já finalista do 5° Prêmio RBS de Educação, vem obtendo cada vez mais engajamentos no âmbito virtual (contando com atuais 230 seguidores no Instagram), além do aumento de frequentadores dos Encontros (entre 15 a 20 frequentadores). Assim, evidencia-se que a promoção de eventos que estimulam a juventude a se envolver com as artes e a literatura, estimulando o hábito de leitura, o pensamento crítico e o enriquecimento cultural, contribui para a formação integral da comunidade escolar e aumenta o repertório dos estudantes presentes, auxiliando no seu progresso acadêmico.

Biografia do Autor

Melissa Silveira Paz, IFRS campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Canoas. Bolsista do projeto de ensino Releituras Machadianas.

Vitor Schulz Machado, IFRS campus Canoas

Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Canoas. Bolsista do projeto de ensino Releituras Machadianas.

Sheila Katiane Staudt, IFRS campus Canoas

Orientadora. Pós-doutora pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. Doutora e mestre em Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, pela UFRGS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Canoas. Coordenadora do projeto de ensino Releituras Machadianas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Linguística, Letras e Artes