Valorização das raízes negras dentro dos ambientes/currículos escolares

  • Thatielly Silva da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albília de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Marcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: literatura, currículo, legislação

Resumo

A reflexão surge com o propósito de maior valorização da cultura identidade afrocentradas no currículo do ensino médio, e para pensar sobre o modo como as narrativas e tessituras podem contribuir com o processo de construção da identidade e empoderamento. Para este trabalho utilizaremos algumas reflexões baseadas na Lei  11. 645/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. O cumprimento dessa lei com as práticas de leituras afrocentradas vinculadas às redes sociais, novos locais de discussões e construções críticas. Como um dos objetivos do projeto, criar um espaço de aprendizado e compartilhamento de Manifestações Literárias que auxiliam na valorização da cultura afrocentrada no currículo. As redes sociais são usadas para a divulgação das ações do projeto, como eventos, sorteios e divulgação de obras de autoras que dão base a esse processo de desconstrução. Para dar maior visibilidade às discussões afrorreferenciadas foi feito vários posts com o propósito de engajamento no Instagram, com o intuito de incentivar a participação no evento do IFRS - campus Canoas, com diversas oficinas focadas na cultura afrocentrada e em conhecimentos culturais, levando conhecimento e representatividade sobre essas pautas afrocentradas. Em conjunto com as redes sociais, há um website em funcionamento com o objetivo de armazenar informações de eventos futuros e manter um histórico das ações que já foram executadas até o momento, como vídeos sobre a literatura afrocentrada, dando contribuições e resenhas contos/artigos lidos. O efetivo projeto atende a comunidade interna e externa do campus Canoas a partir das reflexões e aprendizagens utilizando-se de mídias sociais para o compartilhamento de manifestações literárias e conhecimentos adquiridos no desenvolvimento e no modo de dar visibilidade a essa pauta, com isso pretende-se alcançar mais estudantes/leitores e críticos a partir dos premissas estabelecidas. 

Biografia do Autor

Thatielly Silva da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio pelo IFRS - campus Canoas, bolsista do Projeto de Ensino - Edital de Interno - Literatura Afrocentrada: debate aberto nos currículos dos cursos do IFRS - Campus Canoas - RS e Presidente do Grêmio Estudantil.

Cleusa Albília de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Pós-doutora (UFMT), doutora (UNISINOS), mestra (ECCO-IL-UFMT). É professora de Língua Portuguesa e Espanhol no IFRS - Campus Canoas. Pesquisadora sobre a literatura afrocentrada/migrantes.

Marcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor (UFRGS), mestre (UFRGS). É professor de Programação e Banco de dados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Pesquisador na área de mineração de textos.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Humanas