Valorização das raízes negras dentro dos ambientes/currículos escolares
Resumo
A reflexão surge com o propósito de maior valorização da cultura identidade afrocentradas no currículo do ensino médio, e para pensar sobre o modo como as narrativas e tessituras podem contribuir com o processo de construção da identidade e empoderamento. Para este trabalho utilizaremos algumas reflexões baseadas na Lei 11. 645/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. O cumprimento dessa lei com as práticas de leituras afrocentradas vinculadas às redes sociais, novos locais de discussões e construções críticas. Como um dos objetivos do projeto, criar um espaço de aprendizado e compartilhamento de Manifestações Literárias que auxiliam na valorização da cultura afrocentrada no currículo. As redes sociais são usadas para a divulgação das ações do projeto, como eventos, sorteios e divulgação de obras de autoras que dão base a esse processo de desconstrução. Para dar maior visibilidade às discussões afrorreferenciadas foi feito vários posts com o propósito de engajamento no Instagram, com o intuito de incentivar a participação no evento do IFRS - campus Canoas, com diversas oficinas focadas na cultura afrocentrada e em conhecimentos culturais, levando conhecimento e representatividade sobre essas pautas afrocentradas. Em conjunto com as redes sociais, há um website em funcionamento com o objetivo de armazenar informações de eventos futuros e manter um histórico das ações que já foram executadas até o momento, como vídeos sobre a literatura afrocentrada, dando contribuições e resenhas contos/artigos lidos. O efetivo projeto atende a comunidade interna e externa do campus Canoas a partir das reflexões e aprendizagens utilizando-se de mídias sociais para o compartilhamento de manifestações literárias e conhecimentos adquiridos no desenvolvimento e no modo de dar visibilidade a essa pauta, com isso pretende-se alcançar mais estudantes/leitores e críticos a partir dos premissas estabelecidas.