Narrativas de mulheres migrantes no espaço urbano de Canoas/RS

  • Yasmin de Abreu Boeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albilia de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: migrantes, idiomas, cultura

Resumo

O presente trabalho quer compartilhar algumas ações realizadas com mulheres migrantes na região metropolitana da grande POA. E, para este resumo, será apresentada a análise de uma entrevista com uma família de venezuelanos, moradores do bairro Guajuviras, município de Canoas-RS. Aliado ao objetivo geral do projeto de extensão: Mulheres migrantes no espaço urbano de Canoas-RS, que consiste em desenvolver ações formativas e profissionalizantes para as mulheres migrantes, a aproximação com a família teve o intuito de conhecer a respectiva trajetória, e de modo atento, ouvir as narrativas sobre suas culturas, motivações para o deslocamento para o Brasil, e suas perspectivas de trabalho e oportunidades. A entrevista foi de modo observação/participação, com perguntas abertas, respeitando a dinâmica do idioma, pois não falam a língua portuguesa com fluência. E, pensar a migração é também pensar na copresença do migrante e a sua coexistência no mundo, sobretudo as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e com muitos desejos de reconfigurar as rotas encontradas e dar origem a uma nova jornada. O migrante é um ser aberto ao mundo, um ser dinâmico que se constrói e se ressignifica através do movimento e em movimento. Com isso, o projeto irá possibilitar ao grupo de mulheres oficinas básicas de idiomas: português e espanhol, e para isso, a entrevista foi um marco, para iniciar um diálogo para novas ações formativas, assim, contribuindo no entendimento que alguns ficam para que outros partam. Já foi realizado um evento do projeto sendo uma palestra sobre migrantes com palestrantes que trabalham com migrantes como o CIBAI e um convidado migrante estudante do IFRS falando sobre a importância do assunto e debatendo com mesa aberta para perguntas no final. Os (i)migrantes vêm para acrescentar, para criar, pois eles também são oportunidades que a cidade pode aproveitar, eles trazem uma bagagem repleta de cultura, línguas, culinárias, religiosidade entre outras. O que caracteriza trocas culturais que fortalecem as ações formativas, interesse principal do projeto e até mesmo indicando o mercado de trabalho como porta de acesso para a regulação na permanência. Deste modo, o projeto exerce a sua condição de existir contribuindo com os migrantes da cidade de Canoas-RS. 

Biografia do Autor

Yasmin de Abreu Boeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Cleusa Albilia de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Pós-doutora (UFMT), doutora (UNISINOS), mestra (ECCO-IL-UFMT). É professora de Língua Portuguesa e Espanhol no IFRS - Campus Canoas. Pesquisadora da literatura afrocentrada/migrantes.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes