Banco Ambiental, um caminho para a sustentabilidade

  • César Augusto Bohn Noll Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Natália Dewes Nienov Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Cristian Diogo Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Fabiane Cristina Rockenbach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Eliane Velasco Simões Portes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Téoura Benetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Resumo

Atualmente se sabe que o caminho para a sustentabilidade é a preservação e conservação dos recursos naturais, para isso é preciso conhecimento das leis ambientais. A Educação Ambiental apesar de não ser uma disciplina específica deve perpassar todas as disciplinas fazendo com que os alunos do Ensino Fundamental e Médio tomem ciência da sua importância para a preservação do planeta. Apesar de todas as disciplinas poderem fazer uma conexão com a Educação Ambiental percebe-se que na maioria das vezes isto não acontece, seja pela falta de um material didático específico ou por dificuldade do professor em integrar o conteúdo, sendo assim este trabalho interdisciplinar de Química e Artes visa informar a respeito da legislação ambiental de uma forma interessante e divertida através de um jogo didático que destaca a importância e limitação dos recursos naturais. Este trabalho realizado por um grupo de alunos do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio IFRS – Campus Feliz visa preencher esta lacuna com a criação e elaboração de um jogo didático. Os jogos didáticos são atividades lúdicas interessantes por serem capazes de permitir o desenvolvimento pessoal além de proporcionar a interação em grupo. Por serem recursos didáticos auxiliares podem ser utilizados dentro e fora da escola, permitindo desta forma que o conhecimento não fique limitado ao interior da sala de aula. A primeira etapa do trabalho se constituiu da leitura de textos relacionados a temáticas ambientais. Os textos foram fornecidos nas aulas de Química e debatidos pelo grupo para responder as questões relativas aos mesmos. A segunda etapa foi a de criação. O grupo idealizou um jogo de tabuleiro onde os participantes que cometessem crimes ambientais seriam punidos e os participantes que utilizassem o ambiente de forma sustentável seriam beneficiados. Sendo assim o grupo utilizou algumas leis de crimes ambientais para dar suporte a formulação de perguntas e a partir daí resolveu que a punição deveria ser feita através de prisão em alguns casos e pagamento de multas em outros, fazendo uma alusão com o que acontece na realidade. Nesta etapa foram criadas as questões relativas ao jogo. A terceira etapa foi o desenvolvimento do jogo, os materiais utilizados foram: materiais de suporte ao desenho como lápis, régua, canetas permanentes coloridas, lápis de cor; materiais de pintura, pincéis chatos e redondos, solvente; papéis diversos como papel Paraná, Canson 120, 80 e 75 g/m2 brancos e coloridos, sulfite para impressões e estudos iniciais; papel Contact para o acabamento das cartas e do tabuleiro; outros materiais de suporte como estilete, tesoura, fitas adesivas e cola. Esta etapa foi realizada nas aulas de Artes e em horários de orientação. A quarta etapa foi o teste do jogo pela turma. O resultado do trabalho foi a produção de um jogo didático. Este trabalho se mostrou como uma ferramenta na educação ambiental esclarecendo os jogadores a respeito da importância em se preservar o ambiente para propiciar a sustentabilidade, além de se mostrar uma estratégia diferente de ensino.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio