Olimpíadas de filosofia no Campus Canoas

  • Giovana Noschang Silveira
  • Claudio Antônio Cardoso Leite IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Leandro Raizer IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Júlia Silveira Nunes IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Livia de Castro Cortes IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Giovani Comerlatto IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Dieni Rodrigues IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Vicente Zatti IFRS - Câmpus Canoas, Brasil

Resumo

A Olimpíada de Filosofia é um evento que promove a realização de atividades de cunho filosófico. Trata-se de um encontro cooperativo e colaborativo, não competitivo. Este projeto de extensão visa participar de etapa regional abrangendo escolas de ensino médio, sediando encontros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Canoas, convidando professores de Filosofia e Sociologia destas escolas e seus estudantes do ensino médio. Assim, este projeto pretende divulgar, estimular, orientar e fomentar o trabalho nas escolas, com os professores e estudantes do ensino médio da região. Entendemos que tal problemática é urgente e convoca todos a repensar nossa postura diante da vida, nossas escolhas diárias e nossas relações interpessoais. As atividades consistem basicamente em: a) diálogos e debates em pequenos e grandes grupos em torno do tema, seguidos ou não de b) produção de textos e demais trabalhos relacionados ao tema, c) apresentações de referenciais teóricos e apresentações artísticas. As atividades preparatórias, denominadas Pré-Olímpicas, são coordenadas pelos respectivos educadores das turmas/grupos participantes, podendo ter auxílio do Comitê Científico. O presente projeto surge a partir da experiência desenvolvida pelos professores Andreia Meinerz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Osório e Leandro Raizer do Campus Canoas. Pretende englobar não somente os alunos da instituição como também a comunidade local, promovendo oficinas para debate do tema das olimpíadas e confecção de trabalhos em grupo; estes últimos consistindo em delimitações do tema. Os alunos são os principais atuantes no projeto, os educadores dão suporte ao que lhes for preciso. Portanto, os participantes são livres quanto a escolha do assunto delimitante do tema. Os grupos de estudos/trabalhos possuem um professor orientador da área, para esclarecê-los. Como retorno ao que é feito, percebe-se que os participantes estimulam o seu censo crítico, mas também abrem a mente para novas possibilidades, novos questionamentos, evoluem, compreendem, tornam-se mais tolerantes, melhoram sua dicção e desenvoltura, visto que apresentam os trabalhos sobre os assuntos que escolheram. O projeto também visa participar, futuramente, da etapa latino-americana das Olimpíadas de Filosofia, além de incorporar nas oficinas alunos de escolas públicas da região, criando uma vasta comunidade participante do projeto e das olimpíadas.

Publicado
2014-09-08
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio