Laboratório de ensino e aprendizagem de matemática

  • Cintia Silva da Silva IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Jaqueline Molon IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Mariana Lima Duro

Resumo

O projeto prevê o planejamento e o desenvolvimento de ações pedagógicas em escolas do município de Canoas/RS, buscando ampliar a pesquisa em educação matemática, unindo ensino, pesquisa e extensão. Em parceria com as escolas, a bolsista de Extensão, do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS, sob orientação da equipe de professores, elabora cursos e oficinas para alunos e professores da educação básica, observando a utilização de diferentes metodologias e de materiais didático-pedagógicos para a atuação dos professores, visando atender as necessidades da comunidade escolar externa. Justifica-se o projeto pela necessidade dos estudantes do IFRS estarem em contato com as realidades presentes no ambiente escolar para reflexão e construção de metodologias pedagógicas, as quais podem contribuir na aprendizagem de matemática dos alunos das escolas envolvidas, visando promoção de transformação social. O objetivo geral é promover um espaço de ensino e aprendizagem no qual os docentes e discentes das instituições envolvidas têm a possibilidade de refletir sobre o ensino de matemática através da análise dos processos de aprendizagem, buscando introduzir atividades de cunho interdisciplinar. Além disso, busca-se com este projeto: aproximar a rede pública de ensino e construir instâncias de diálogo e formação continuada de professores de matemática; possibilitar experiências metodológicas e práticas de caráter inovador, compartilhando êxitos e fracassos; despertar o interesse dos alunos e favorecer sua compreensão, relacionando os conteúdos matemáticos com a sua vivência; contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos e redução da rejeição à matemática. O projeto foi dividido em quatro etapas, sendo elas: planejamento de atividades e estratégias de ensino de matemática para a escola básica; apresentação da proposta à Secretaria de Educação; visitas em espaços educativos, visando identificar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas desenvolvidas. Os resultados já obtidos incluem o cumprimento integral da primeira e da segunda etapa, além de grande parte dos objetivos propostos no que tange ao aprendizado da bolsista quanto ao estudo e à reflexão sobre a prática docente. No momento, está sendo planejada a confecção dos materiais pedagógicos a serem utilizados nas escolas, a partir da análise prévia de materiais já existentes, repensando seus limites e suas possibilidades. Finalmente, destaca-se que a ação será contínua e sistematicamente avaliada ao longo do processo, a partir de conversas e questionários, a fim de que a equipe executora do projeto possa repensar suas estratégias de trabalho, analisando criticamente as ações efetuadas. O projeto prevê ação contínua, de modo a atingir cada vez mais escolas e outros alunos de licenciatura em Matemática, buscando impacto na sua formação. Os próximos passos serão a efetiva confecção dos materiais pedagógicos para utilização nas escolas para dar início às atividades de prática de ensino.

Palavras-chave: metodologias de ensino, aprendizagem matemática, material pedagógico

Publicado
2014-09-08
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior