Pré-cálculo à distância: uma possibilidade para a aprendizagem de matemática básica

  • Daniel Luis de Souza Martins IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira IFRS - Câmpus Canoas
  • Jaqueline Molon IFRS - Câmpus Canoas

Resumo

A carência de alguns conhecimentos de matemática básica, geralmente, são as barreiras iniciais encontradas para a aprendizagem nas disciplinas de exatas no ensino superior. Esse fato é apontado por diversos autores como sendo o principal responsável pelo elevado número de reprovações e evasões nos cursos dessa área. Ao encontro disso, constatamos que nos cursos superiores do IFRS - Câmpus Canoas os índices de reprovações estão altos, exemplificando: 72% na disciplina de Álgebra Linear ? 2012/1, mesmo índice da disciplina de Estatística - 2012/2, no mesmo período, Matemática Aplicada registrou 79% de reprovações e, as disciplinas de Cálculo de 2011 a 2013, de maneira global, tiveram 74% de insucesso. Com o objetivo de auxiliar os alunos, frente às dificuldades enfrentadas, nas disciplinas de Cálculo e nas outras, que dependem do entendimento e domínio prévio da matemática da educação básica. Na intençao de diminuir os índices de reprovações e, inserir o bolsista em práticas de ensino e aprendizagem de novas tecnologias surgiu o projeto de Pré-Cálculo 2014. Essa atividade de extensão está direcionada aos alunos dos cursos superiores do IFRS ? Câmpus Canoas: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Logística e Licenciatura em Matemática. A ação é semipresencial, estruturada no ambiente virtual de aprendizagem (moodle), no intuito que um número maior de alunos possa ser alcançado. Nesse espaço são apresentados os conteúdos, de diferentes maneiras, entre elas slides, textos, cruzadinhas, vídeos, etc. Parte dos materiais é de autoria dos coordenadores do projeto e outra parte é aproveitada a partir do que está disponível na internet. Compõem o curso atividades avaliativas em forma de questionários ou fóruns, que servem para aferir a evolução, desempenho e registrar a frequência dos participantes do curso. E, no final de cada módulo, há uma atividade avaliativa presencial. O curso é subdividido em 3 módulos que duram de 5 a 8 semanas. O primeiro deles, com a temática de operações básicas e manipulações algébricas, já foi concluído. Teve mais de 40 inscritos, sendo que participaram efetivamente das atividades, em algumas das semanas do curso, em média 20 alunos. O segundo módulo do curso, com foco em funções, está em andamento. O módulo III tem como temática a trigonometria. Concluímos que o projeto tem atingido os objetivos almejados e constatamos que a modalidade à distância está conseguindo abranger um número maior de alunos do que quando o projeto era presencial. Destacamos que novas parcerias estão sendo firmadas com outros câmpus do IFRS, para que o material elaborado possa ser reaproveitado e que mais alunos possam ser alcançados. Ressalto que enquanto bolsista tenho aprendido a usar diversos recursos tecnológicos para o ensino e transitado entre ensino, extensão e pesquisa. Por fim, pretendemos com base nessa experiência tornar o material mais auto-instrutivo, transformando-o em um objeto de aprendizagem sem que haja a mediação de um professor.

 

Palavras-chave: matemática básica; insucesso escolar; ferramentas virtuais de aprendizagem.

Publicado
2014-09-09
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior