TABPERIODIC e MEMOTABPERIODIC: objetos educacionais para potencializar a educação em química

  • Felipe Ferreira Dias IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Michelle Camara Pizzato
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Luciano Gomes Furlan
  • Clarice Monteiro Escott
  • Maria Cristina França

Resumo

Ao realizar uma análise da literatura é possível observar que o uso do computador em sala de aula e as Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) são percebidas por especialistas na área de educação em química como um avanço processo de ensino-aprendizagem. Existem diversos tipos de TICs que podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento: redes sociais, ambientes virtuais de aprendizagem, jogos digitais, objetos educacionais, entre outras. Um objeto educacional é um recurso muito utilizado, pois a sua estrutura favorece um novo modo de apresentação dos aspectos teórico-práticos, e amplia as possibilidades de produção do conhecimento. Desse modo, surge o presente trabalho que tem como objetivo principal desenvolver objetos educacionais para a educação em química, cujo tema central é a tabela periódica. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as metodologias baseada em pesquisa bibliográfica e experimental. Durante a pesquisa bibliográfica foram realizados estudos a cerca de: (i) tecnologia Android; (ii) conceitos relacionados a projeto de interfaces gráficas com o usuário e usabilidade; (iii) objetos educacionais. Posteriormente, foi realizada uma análise dos conceitos vinculados à tabela periódica e seus elementos. Finalmente, foram realizadas experimentações das soluções elaboradas; e a criação dos aplicativos TabPeriodic e MemoTabPeriodic. Após concluir todos os estudos dos aspectos teóricos foi analisada e selecionada a tecnologia Android. Esta tecnologia foi selecionada porque o objetivo era desenvolver um aplicativo que pudesse ser usado a partir do celular ou do tablet, e para tanto existem duas tecnologias predominantes ou a Android ou o MacOS. No caso do Android ele apresenta duas vantagens principais: baixo custo de desenvolvimento, uma vez que não é necessário comprar nenhuma ferramenta; e padrão aberto definido pela OHA (Open Handset Alliance). Após definir a tecnologia iniciaram-se as experimentações e teste de uso. Os primeiros testes foram realizados apenas abrindo janelas e usando recursos básicos como botões e mensagens. Após, começou-se a incluir figuras e verificar como uma janela poderia ativar outras. Em sequência, foi elaborado o aplicativo TabPeriodic que exibe uma tabela periódica e possibilita que ao clicar em cada um dos elementos sejam exibidas as suas informações principais, como peso e massa atômica. Após, iniciou-se com o aplicativo MemoTabPeriodic que utiliza os conceitos vinculados ao jogo da memória para auxiliar na compreensão de alguns elementos da tabela periódica e a sua ocorrência na natureza. O trabalho ainda deverá avaliar os objetos educacionais produzidos em cursos de nível médio do IFRS ? Câmpus Canoas, Restinga e Porto Alegre, bem como no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFRS. Espera-se que com este trabalho seja possível contribuir na ampliação das possibilidades de utilização da informática educativa na educação básica como forma de colaborar para o avanço na implementação de atividades de ensino de química com o uso do computador, e para o aperfeiçoamento do ensino local e regional.

Palavras-chave: educação em química, objeto educacional, android

Publicado
2014-09-09
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior