O processo de gestão democrática no IFRS - Canoas

  • Deise Bruna Massena Leite UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cláudio Antônio Cardoso Leite IFRS - Câmpus Canoas

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa advinda dos estudos realizados como bolsista voluntária no projeto de pesquisa ?O Direito à educação e as políticas públicas: uma avaliação dos IFs e do IFRS Canoas?, na qual foram realizados levantamentos de dados a cerca de assuntos que contemplam a implantação dos Institutos Federais e suas adequações as normas e leis que regem a educação brasileira. Neste estudo observou-se a gestão do IFRS Canoas, com o objetivo de verificar a efetividade de implementação de uma Gestão Democrática como estabelecido na CF/88 e na LDB, analisando os mecanismos para que esta seja concretizada. A metodologia deste trabalho foi um estudo de caso, no qual foram realizados um levantamento bibliográfico sobre o assunto, análise de documentos oficiais e internos e método etnográfico, com o uso de observação não participante e entrevistas informais com servidores e alunos. Os dados analisados foram obtidos pelas pesquisas realizadas anteriormente sobre o tema e pela pesquisa atual em andamento. A principal conclusão do trabalho é de que há a tentativa de implementar uma Gestão Democrática com a criação de espaços para o diálogo entre a comunidade escolar a fim de planejar coletivamente os rumos da Instituição. Isso se dá através dos mecanismos de participação como Conselho de Campus, Conselho de Classe e Colegiados, Grêmio Estudantil e Comissões, descentralizando assim o poder do Diretor Geral nas decisões, possibilitando a ?co-responsabilização? de todos os envolvidos no processo educativo com relação ao futuro do Campus. Contudo, o fato de ser um Campus novo e em fase de implementação, ainda são muitos os desafios a serem superados. É importante ressaltar que a Gestão Democrática é vista aqui como um processo e não um fim, pois a democratização está sempre em construção a fim de ser aperfeiçoada. Além disso, ficaram evidentes o desafio de ser gestor de escola pública e as dificuldades em implementar a gestão democrática efetivamente na instituição, uma vez que o governo não garante condições para uma concepção coletiva de gestão. Faltam recursos, tanto humanos, quanto materiais, para que a escola ofereça uma educação democrática e de qualidade para todos. A escassez de políticas eficazes para o trabalho educacional ser bem organizado, de modo que o gestor possa administrar a instituição juntamente com a comunidade escolar, contribui para uma prática gerencial em que é preciso dar conta de metas e buscar resultados, que nem sempre contemplam os reais objetivos da educação para a cidadania e para a Gestão Democrática escolar.

Palavras-chave: gestão democrática; ifrs canoas; participação

Publicado
2014-09-09
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior