Mundos virtuais 3D: um potencial para o uso em e-learning

  • Karel Model de Miranda IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Mariano Nicolao
  • Andreia Solange Bos

Resumo

Para utilizar um Mundo Virtual 3D é imprescindível saber seu funcionamento básico, sua instalação e sua configuração. Usando a ferramenta OpenSource OpenSim é possível criar um ambiente de aprendizado interativo voltados para o ensino com suporte a ferramentas de aprendizagem como o Moodle. Tal ambiente cria uma nova gama de metodologias de ensino, com interação social online, apresentações, vídeos e jogos, tudo dentro de um único espaço virtual. Neste trabalho mostramos o Mundo Virtual 3D como uma nova ferramenta do aprendizado para a educação, utilizando-se de ferramentas OpenSource e/ou de licença gratuita. Os Mundos Virtuais são considerados ambientes onde os utilizadores podem interagir uns com os outros, criar objetos e artefatos simulados. São tipicamente ambientes gráficos tridimensionais onde cada utilizador é integrado através de um avatar. O envolvimento do utilizador nas atividades em mundos virtuais tem um elevado potencial pedagógico permitindo a interação com pessoas e objetos em ambientes simulados, de modo controlado, assim como o desenvolvimento de processos de aprendizagem como um componente lúdico. Do ponto de vista do potencial educativo, os mundos virtuais permitem a simulação de experiências reais, a interação com ambientes tridimensionais, a possibilidade de criação de objetos virtuais ou visitas virtuais a museus e outros espaços. No segmento de Mundos Virtuais 3D as possibilidades de imersão em ambientes como Second Life (SL) e
OpenSimulator têm sido utilizadas para o desenvolvimento de ambientes colaborativos de realidade virtual para uso educacional. Essas ferramentas computacionais proporcionam aos usuários novas formas de aprendizagem permitindo a construção de cenários e recursos que recriam/simulam com mais fidedignidade o mundo real. O paradigma 3D oferece a possibilidade de representar a informação de um modo realístico, organizando-a de uma maneira espacial e tornando sua
visualização mais intuitiva por ser mais natural ao ser humano. Ele permite a integração com a ferramenta de auxílio ao aprendizado MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), fazendo com que se torne dinâmica para o ensino, já que uma atividade pode ser acessada, utilizada e compartilhada online pelos estudantes. Durante a criação do mundo virtual pode-se utilizar duas técnicas: importar ilhas, construções ou qualquer outro objeto ou criar objetos por
softwares de renderização 3D ou através do próprio cliente OpenSim. A implementação do OpenSim é uma grande oportunidade de renovar a educação e aumentar o interesse dos alunos no aprendizado. Sua implementação é simples e barata, seu manuseio é de fácil aprendizado e possui uma ampla comunidade de apoio. Atualmente estamos trabalhando na implementação da plataforma, criando laboratórios virtuais para o ensino. O mesmo encontra-se como um protótipo e após ser mais elaborado o mesmo será testado com uma turma de alunos.
PALAVRAS-CHAVE: E-LEARNING, PLATAFORMAS 3D, EAD, MOODLE, ENSINO, COMPUTAÇÃO

Publicado
2014-09-10
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio