Análise da gestão dos processos de negócio em instituições de ensino técnico e tecnológico

  • Luiza Mostoswiski Oliveira IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Rodrigo Perozzo Noll
  • Giulia Ferreira Noelo
  • Patrícia Nogueira Hübler
  • Mariano Nicolao
  • Vitor Secretti Bertoncello

Resumo

A gestão de processos e? baseada na gerência das atividades necessárias para uma empresa entregar produtos ou serviços. A tecnologia da informação desempenha um papel chave nesta gestão através do uso de métodos e ferramentas necessários para lidar com as necessidades organizacionais de revisar ? e idealmente melhorar ? os diversos
processos de seu negócio. A gestão de processos de negócio permite que organizações modelem e executem fluxos de trabalho ao mesmo tempo que viabiliza a melhoria da qualidade desses processos através do uso de ferramentas de monitoramento e de avaliação de processos. Neste contexto, este projeto tem como objetivo desenvolver um estudo de caso para avaliar a eficiência e eficácia da gestão de processos de negócio em instituições de ensino técnico e tecnológico.
A metodologia utilizada para esta pesquisa será um estudo de caso descritivo que examinara? este fenômeno em profundidade com predominância de análises dissertativas dos processos de negócio que envolvem, em um primeiro momento, as atividades de Ensino e Administrativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas. Atualmente, os processos executados no IFRS - Câmpus Canoas são, em sua maioria, definidos informalmente e não estruturados, tornando-os dispersos, empíricos e dependentes de pessoas, sugerindo então que os mesmos sejam repensados. O projeto em questão visa estruturar, formalizar e automatizar esses processos utilizando a Gestão de Processos de Negócio (BPM ? Business Process Management) para entregar pequenos fragmentos de processos fim-a-fim, indo além da manipulação simples das informações. Os resultados parciais deste projeto incluem o uso de um software livre chamado Bonita Open Solutions para a identificação, mapeamento, modelagem, codificação, execução e avaliação dos processos de negócio do IFRS - Câmpus Canoas. Até o presente momento, dois processos foram modelados e implementados: a reserva de viaturas para deslocamento de servidores e o afastamento de docentes de suas atividades em sala de aula. Pretende-se expandir para mais três processos, dentre eles o de entrega de certificados de atividades curriculares complementares, que já está em desenvolvimento. Ao final da pesquisa, os processos implementados serão avaliados utilizando uma pesquisa de opinião (survey) para analisar a eficiência e eficácia da gestão dos processos de negócio da instituição, comparando com o modelo antigo de execução. Com os dados coletados, será possível avaliar a melhoria dos serviços públicos oferecidos pela instituição, agilizando a execução dos processos existentes. Com isso, pretende-se no referido câmpus melhorar a organização dos papéis, estruturar, divulgar e automatizar os fluxos de trabalho, permitindo assim uma visão analítica completa da instituição com o objetivo de contribuir com a oferta de serviços públicos de qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO, MODELAGEM DE PROCESSOS, GESTÃO DE CONHECIMENTO

Publicado
2014-09-10
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio