Clássicos em formato digital, uma proposta de ensino diferenciada

  • Giovanna Hermes Tonello IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Cimara Valim de Melo
  • Silvia de Castro Bertagnolli

Resumo

O presente trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa ?Novas Tecnologias e Literatura: possibilidades de ensino-aprendizagem? e vem sendo desenvolvido no IFRS-Câmpus Canoas. O projeto nasceu com o intuito de promover e incentivar a leitura entre os neoleitores e, desde então, busca formas de integrar as Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) aos clássicos literários. O projeto está dividido em quatro etapas. A primeira foi o desenvolvimento de um protótipo do conto ?O Alienista?, de Machado de Assis, o qual foi auxiliado pelo software RPG Maker VX. A segunda etapa foi a criação efetiva de um jogo deste conto, sendo uma evolução do protótipo anterior, contando com maior qualidade visual, maior interatividade com o jogador, com maior nível de detalhamento, no que diz respeito a personagens e ambientes, além de seguir os capítulos do livro de forma mais fiel. Basicamente, a história é contada ao jogador no formato de narrativa e de diálogos que ocorrem entre os personagens. Essa etapa, assim como a anterior, foi desenvolvida com o software RPG Maker VX, porém nesta etapa os envolvidos já possuíam um maior domínio das suas ferramentas. Na terceira etapa foram realizadas pesquisas com o auxílio de voluntários para analisar a efetividade da aplicação desenvolvida, e foi através delas que se percebeu que os voluntários leitores obtiveram uma média de acertos superior à dos voluntários jogadores; e voluntários que leram o conto e jogaram a adaptação conseguiram uma média maior que os dois grupos anteriores. Com estes resultados conclui-se que o RPG pode servir como uma complementação efetiva ao ensino de literatura, porém sem substituir o processo de leitura dos textos originais. Na quarta etapa houve a tradução do jogo previamente desenvolvido para a língua inglesa, tendo em vista a dificuldade que estrangeiros enfrentam ao buscarem material vinculado à literatura brasileira e traduzidos para o inglês. As duas versões finais desenvolvidas encontram-se atualmente disponíveis para download de forma gratuita para que alunos, educadores, brasileiros ou estrangeiros possam usufruir das adaptações desenvolvidas ao longo do decorrer do projeto. Com base nas ações do projeto, conclui-se que a integração entre novas tecnologias e literatura é possível, e pode se tornar uma interessante forma de despertar o interesse pela leitura, bem como instrumentalizar estudantes a partir das TICs, tornando possível a (re)descoberta desse universo por leitores e neoleitores.

Publicado
2014-09-10
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio