Características antropométricas de meninas de 11 a 13 anos de idade que praticam ou não exercícios físicos.

  • Lucas Oliveira dos Santos
  • Brenda Melo Badinelli da Silva
  • Madjiguene Rodrigues Rangel
  • Iohana Silva da Rosa
  • Antonio Hiran Sarmento de Castro

Resumo

INTRODUÇÃO: O engajamento ou não pelo exercício físico foi o foco principal, o motivador na busca pelo resultado do presente estudo, pois o Exercício Físico é uma das exigências básicas para o desenvolvimento adequado do corpo humano, e a comparação entre esses dois estilos de vida, caracterizam os benefícios e podem despertar a importância do exercício físico.

OBJETIVO: Comparar as características antropométricas de meninas de11 a13 praticantes ou não de exercício físico regular, relacionando aos hábitos de estilo de vida.

MÉTODO: O estudo contou com a participação de quatorze meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, estudantes de uma escola municipal de Canoas/RS, divididas em dois grupos, praticantes (mínimo de duas vezes semanais) e não praticantes de exercício físico regular. Os grupos foram avaliados de forma qualitativa, através de um questionário aberto e de forma quantitativa, através da coleta do IMC (Índice de Massa Corporal), calculado através da fórmula: IMC = MASSA CORPORAL/ ESTATURA². CONCLUSÕES: Nesse estudo, foi possível identificar a diferença do perfil antropométrico entre o grupo de praticante e não praticante de exercício físico. Onde as meninas não praticantes, apresentaram o valor mais elevado do IMC, indicando sobrepeso, associando ao estilo de vida sedentário, percebido durante as entrevistas. Ficando evidenciada a importância do exercício físico para a saúde, seja ele realizado dentro da Educação Física Escolar ou clubes e outras escolinhas esportivas.

Palavras-chave: Características antropométricas; Atividades físicas.

Publicado
2014-09-11
Seção
[Pesquisa] Resumos nível fundamental