Um estudo sobre as taxas de absenteísmo na empresa Danymour Confecções

  • Ludmilla Behenck Ribeiro
  • Lisiane Celia Palma

Resumo

O bem-estar do empregado é essencial para que uma empresa tenha sucesso em sua missão, porque ele influencia na frequência do funcionário no trabalho. Sendo assim, conhecer as taxas de absenteísmo e os fatores que comprometem a assiduidade mostra-se importante para uma organização para que ela possa tomar as medidas necessárias para a diminuição dessas taxas, aumento de bem-estar do empregado e maior produtividade da empresa. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as taxas de absenteísmo da empresa Danymour Confecções Ltda., quais os fatores que influenciam no crescimento dessas taxas e o quanto as faltas e atrasos afetam a produção da empresa. Por isso, foi realizado um estudo de caso na empresa, caracterizado por possuir detalhamento e profundidade em uma situação específica. O método utilizado para coleta de dados consiste em questionários e entrevistas semi-estruturadas com os gestores responsáveis. Dois proprietários e administradores, bem como trinta e um funcionários da empresa, responderam as questões elaboradas. Além da coleta de dados, feita através dos questionários, o setor de Recursos Humanos da empresa cedeu os documentos referentes ao ponto dos funcionários para que a análise das taxas de absenteísmo fosse possível. Após a coleta de dados foi realizada a avaliação dos mesmos, onde se pôde notar que, mesmo a maioria reconhecendo diversos problemas que suas faltas e atrasos geram, ainda há um número elevado de funcionários que não tem conhecimento das consequências do absenteísmo. Os índices de absenteísmo da empresa não passaram de 3%, sendo assim, no período analisado, a empresa pôde contar com pelo menos 97% da força de trabalho de seus colaboradores. É importante ressaltar que as taxas calculadas não foram individuais, tendo em vista que houve a soma das faltas de todos os empregados. Concluiu-se que, mesmo com o decrescimento da taxa no decorrer dos quatro meses analisados (março a junho), alguns colaboradores ainda devem cuidar de sua frequência, que não é satisfatória. Também é necessário conscientizar os funcionários que não tem conhecimento sobre as consequências do absenteísmo na organização. Os resultados encontrados podem auxiliar a organização, uma vez que demonstram as principais causas do absenteísmo na empresa, de forma que os administradores possam elaborar novas estratégias para solucionar o problema.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio