Desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis voltado à organização escolar.

  • Augusto Zanella Bardini
  • Igor Lorenzato Almeida
  • Denise Regina Pechmann

Resumo

Este trabalho descreve um método de aproveitamento dos recursos da tecnologia móvel através da implementação de um aplicativo para smartphones e tablets, com o intuito de viabilizar a melhor organização dos alunos do IFRS - Câmpus Canoas. A partir do andamento das aulas no IFRS Canoas, foi possível constatar alguns fatores: (a) a tecnologia móvel é muito utilizada pela grande maioria dos alunos para distintos objetivos; (b) um número considerável de alunos apresenta baixo rendimento em suas atividades escolares devido à dificuldade de organização pessoal. A realidade das novas exigências impostas sobre os alunos que ingressam no IFRS - Câmpus Canoas causa dificuldade na organização das constantes tarefas, e essa má organização por parte dos alunos acaba resultando em desempenho escolar insuficiente, podendo levar à reprovação. Neste contexto, uma potencial ferramenta para ajudar os alunos a organizarem suas tarefas é a tecnologia móvel. O objetivo deste trabalho é apresentar as etapas de desenvolvimento de um aplicativo voltado aos alunos do IFRS Câmpus Canoas. Este aplicativo contém funcionalidades voltadas ao dia a dia dos alunos, visando facilitar o acesso a informações básicas sobre a rotina do Câmpus, como calendário letivo, horários de atendimento docente, sites relevantes, entre outros. A partir do uso desse aplicativo, pretende-se otimizar a organização dos alunos e, consequentemente, o rendimento escolar. A metodologia utilizada para chegar ao desenvolvimento do aplicativo foi a seguinte: a) a realização de um diagnóstico sobre a relação dos alunos do Câmpus Canoas com a tecnologia móvel; b) o estudo das ferramentas utilizadas para desenvolvimento de aplicações móveis; c) a criação de um protótipo do aplicativo proposto com um conjunto reduzido de funcionalidades; d) a publicação da primeira versão do aplicativo no Google Play Store; e) o aprimoramento e a atualização do aplicativo, com as modificações necessárias para manter seu funcionamento; f) e a análise da aceitação do aplicativo por parte do corpo discentes do Câmpus. Como resultados do trabalho podem ser citados um diagnóstico sobre como os alunos do Câmpus lidam com a tecnologia móvel, uma pesquisa sobre o crescimento do uso de smartphones e tablets por parte dos alunos do Câmpus, o desenvolvimento e a publicação do aplicativo informativo, o aprimoramento das funcionalidades e do design do aplicativo e os resultados da avaliação do aplicativo pelo corpo discente do Câmpus, o qual mostrou alto índice de aprovação do aplicativo.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio