Roda Leitura: a extensão incentivando o ato de ler

  • Jade Gabrielle Cruz Nogueira
  • Fabiana Cardoso Fidelis
  • Sheila Katiane Staudt
  • João Pedro Schwingel Carada

Resumo

O Roda Leitura, em sua primeira edição, é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Canoas. O projeto era uma das ações realizadas pelo Programa MEL - Múltiplos Espaços de Leitura, criado em 2013 a partir da união dos projetos Redes Digitais de Leitura e Literatura na Mão, consolidados no ano de 2011. O Roda Leitura surgiu a partir da necessidade de espaços de compartilhamento da leitura em voz alta. Desde pequenos somos ensinados a ler para nós mesmos nas escolas e pouco encorajados a ouvir e, principalmente, falar sobre livros. É preciso que as crianças e os adolescentes sejam incentivados a ter a escuta da leitura, de modo que esta se torne uma experiência de compartilhamento. Portanto, énecessária a criação de um espaço onde essas crianças e adolescentes - e até mesmo os adultos - possam ser ouvidos. O projeto consiste em encontros nos quais os participantes se organizam em uma roda e nesta são lidos os trechos dos livros trazidos pelos participantes e, logo depois, discutidos. Essa roda pode ser composta de alunos, professores, servidores, familiares dos mesmos e comunidade externa. O tema das leituras de cada encontro é previamente definido pela coordenadora e pelos alunos bolsistas. A roda também é preenchida por música tocada pelos participantes. Chimarrão e pipoca ajudam a tornar o ambiente amigável e confortável. O compartilhamento da leitura também é feito em formato digital por meio do blog e da página do facebook do projeto, onde são postadas sugestões de livros pelos administradores e pelos seguidores das páginas. Nele é possível também acompanhar as atividades realizadas pelo projeto e as datas dos encontros. Pode-se observar um grande interesse dos participantes pelas atividades do projeto e seu empenho em ajudar a organizar os próximos encontros e dar sugestões para os temas dos mesmos. A cada edição, o projeto passa a ser mais conhecido e alcança mais pessoas. Também nas conversas sobre o mundo da leitura que aconteciam entre uma leitura e outra, foi descoberto que alguns participantes são jovens escritores e esses tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de seus livros com o público presente.Ao inserir o livro no espaço acadêmico, ele deixar de ser uma porta fechada e se abre para seus novos leitores. Deixando de ser um simples artefato de prazer, torna-se um construtor de cidadãos com visão ampla para o mundo, enriquecendo o intelecto, a criatividade, influenciando diretamente a vida escolar e facilitando a leitura. Devido à sua natureza cultural, o projeto interliga ensino e extensão, tendo em vista que contém em sua proposta a relação entre práticas de ensino/aprendizagem, estudos sobre literatura, discurso, e promoção do patrimônio literário brasileiro.
Publicado
2015-11-06
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio