Projeto LEMA – contribuindo com a formação inicial e continuada do professor de matemática

  • Celiana Silva
  • Jordan de Melo
  • Núbia Guimarães
  • Jaqueline Molon

Resumo

O projeto Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) em desenvolvimento no IFRS Campus Canoas tem como iniciativa a disponibilização de um ambiente para a construção e difusão de metodologias de ensino e aprendizagem que colaborem na compreensão dos conteúdos das disciplinas trabalhadas ao longo do curso superior de Licenciatura em Matemática, no suporte ao ensino de matemática nos demais cursos do campus e fora deste e no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão da área. O projeto LEMA surgiu da necessidade percebida pelo corpo discente e docente de um local com a possibilidade de contribuir de forma relevante na formação inicial e continuada do professor de matemática e que, simultaneamente, desse suporte na realização das atividades pedagógicas. Dessa forma, o espaço fornece materiais didáticos para empréstimos ou utilização local por alunos e professores. A disponibilização do ambiente prevê a abertura do laboratório durante quatro turnos da semana, distribuídos entre os bolsistas do projeto. A organização do acervo consta da etiquetação e registro desses materiais no software Openbiblio. Foram utilizados códigos para a catalogação dos materiais, como: livros (LVR), revistas (REV), materiais pedagógicos adquiridos (MPA), materiais pedagógicos elaborados (MPE), materiais pedagógicos virtuais (MPV). Também foram cadastrados todo corpo discente e docente do curso para a realização de consultas e empréstimos de materiais. O projeto possui um site (labensmat.wixsite.com/lema) que funciona como um portfólio do acervo para favorecer aos alunos o conhecimentos dos materiais e outros recursos contidos no laboratório. O projeto LEMA visa também a construção de propostas didáticas, através dos materiais presentes no acervo ou que venham fazer parte dele. Essas propostas podem ser elaboradas por bolsistas, alunos ou professores do curso. Pretende-se divulgar essas propostas no site, de modo que estudantes e professores desta e de outras instituições venham a ter acesso. Já podemos citar alguns resultados do desenvolvimento do projeto, como maior visibilidade e acesso local ou através de empréstimo do material do laboratório, antes arquivado, pouco conhecido e utilizado apenas por professores. Além disso, o laboratório vem sendo frequentado por grupos de estudos e contribuído com o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O projeto tem proporcionado experiências e o desenvolvimento dos estudantes como bolsistas por meio do estudo do acervo para auxiliar os estudantes que solicitam algum material; da criatividade para tornar o ambiente mais influenciador ao ensino de matemática; da organização, controle e cuidado com os materiais; do contato e até mesmo convívio mais frequente com a comunidade acadêmica. Desta forma, pode-se perceber a relevância do laboratório de matemática para a vida acadêmica dos alunos e dos professores e as importantes contribuições do Projeto Lema. Destaca-se também, o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão do projeto, uma vez que além do suporte à comunidade interna e externa, prevê a pesquisa acerca de metodologias e de materiais didático-pedagógicos de apoio ao ensino e aprendizagem de matemática.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Ensino] Resumos nível superior