O comportamento de compra do consumidor da cultura geek e sua influência na demanda da loja NERDZ

  • Fábio Nunes de Moura
  • Lisiane Celia Palma

Resumo

O comportamento de compra do consumidor é um dos fatores mais importantes no que tange a decisão de compra e, por conseguinte, na demanda gerada numa empresa, afetando diretamente sua logística. Portanto, é importante que as empresas conheçam os fatores que mais influenciam o comportamento de compra de seus clientes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que mais influenciam o comportamento de compra do consumidor da loja Nerdz. A empresa pesquisada é a loja oficial da maior editora de RPG (Role-Playing Game) do Brasil, que trabalha com todos os materiais relacionados ao mundo ou cultura geek/nerd: quadrinhos, mangás, card games, jogos de tabuleiro, action figures, vestuário e também RPG. Ela comercializa seus produtos através de dois pontos físicos e um virtual, contando com aproximadamente quarenta funcionários dos quais quatro são encarregados da Logística. Segundo a gerente da mesma, um dos desafios diante da atual situação econômica do país tem sido o de manter e aumentar a demanda da loja. Assim, considerando os conteúdos ensinados e as aprendizagens adquiridas ao longo do Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFRS campus Canoas, identificou-se na Loja Nerdz a oportunidade de realizar uma pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC a fim de identificar as influências culturais, sociais, pessoais e psicológicas que mais influenciam o comportamento de compra do público geek/nerd. A compreensão de tais fatores poderá auxiliar a empresa na definição de suas estratégias de marketing, possibilitando ampliar sua demanda e melhor atender seus consumidores e resultando em uma logística mais eficaz. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa de caráter quantitativo, sendo aplicados questionários junto aos clientes da loja. Os resultados deste estudo, que ainda está sendo desenvolvido, possibilitarão uma melhor compreensão do público geek/nerd contribuindo para empresas que trabalham neste nicho de mercado, bem como para os consumidores, uma vez que, de posse das informações resultantes deste estudo, a loja Nerdz poderá desenvolver estratégias para melhor atendê-los. Possibilitará também aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, contribuindo para a formação tanto do autor deste trabalho quanto dos demais estudantes do curso de logística, uma vez que poderá ser utilizado como caso de estudo em disciplinas do curso, apontando relações entre comportamento do consumidor, demanda e logística.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior