Livro na Sala: neoleitores no ensino médio

  • Diego Canto Rodrigues
  • Fabiana Cardoso Fidelis

Resumo

A pesquisa Livro na Sala: neoleitores no ensino médio investiga a inserção do objeto livro na sociedade e no ambiente escolar em seus aspectos históricos, sociais, afetivos e iconográficos, bem como o espaço físico da sala de aula como lugar de ensino e aprendizagem. Considera-se neoleitor o aluno que teve pouco contato com livros e com a cultura letrada porque esteve afastado da escola ou porque,mesmo frequentando a escola, não conseguiu desenvolver sua capacidade de leitura para ler literatura. Luís Augusto Fischer ressalta a importância de considerar as peculiaridades do neoleitor, cujo cotidiano está distante do objeto livro: “Bem sabemos, uma coisa é oferecer livros aos alunos que têm em casa o exemplo da leitura – porque seus pais, tios, irmãos, vizinhos e colegas têm em alguma medida o hábito da leitura –. E bem outra é convencer das virtudes da leitura quem nunca conviveu com livro e apenas de vez em quando tem à disposição algum jornal.” O objetivo da pesquisa é inserir e problematizar o livro como objeto de leitura nas salas de aulas e no ambiente doméstico, investigando quais as implicações do maior contato com livros para a formação do leitor. Tem-se como hipótese que o maior contato com livros no cotidiano da sala de aula refletirá em ações metodológicas de ensino mais efetivas de formação do leitor e, consequentemente, mudará a relação dos alunos com o objeto livro. Considera-se o livro impresso como uma tecnologia não ultrapassada e uma ferramenta de ensino necessária à formação técnica, humana e cultural dos alunos. Tendo em vista os novos suportes de textos que surgiram nas últimas décadas, faz-se necessário implementar e aplicar processos educacionais que entendam o impacto de tais suportes nas formas de leitura e na formação de leitores e que lidem com o objeto livro na forma impressa de uma forma inovadora. Como metodologia de pesquisa, serão implantadas minibibliotecas nas salas de aula dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que permitirão atuar com o objeto livro como uma ferramenta tecnológica e desenvolver novas relações com a leitura. Já foram adquiridas as estantes para as minibibliotecas e efetuada a compra dos livros. Com a pesquisa realizada, por meio de indicação de livros por aluno, técnicos e professores do IFRS – Campus Canoas, foi possível avaliar as preferências de leitura e com isso foram feitas melhores escolhas de livros para a compra. Ao analisar os dados das indicações, percebe-se que os alunos têm escolhas muito em comum, saindo do padrão apenas alguns, mas estilos bastante diferentes. Os livros mais indicados diferem bastante em estilos: O pequeno Príncipe, O guia do mochileiro das galáxias, As cidades invisíveis e A arte da guerra. Cada grupo possui um estilo diferente, como se fossem “ilhas literárias”. Cada “ilha” possui seus próprios gostos e relação com a literatura. Exemplificando, existem as ilhas românticas, poéticas, cômicas, etc.

Publicado
2011-12-20
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio