Interações discentes num ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na disciplina Matemática Elementar e

  • Wagner Vianna Nascimento
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos

Resumo

Interações discentes num ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na disciplina Matemática Elementar e suas inter-relações com a aprendizagem: o Ensino Superior em foco Considerando o processo de aprendizagem pelo sujeito e na perspectiva docente, é de fundamental importância a mediação, ou seja, ambos trocam informações na busca da construção de conhecimento. Sendo assim para que a aprendizagem se efetive, considerando a metodologia de ensino mais adequada para cada situação de ensino e aprendizagem, os recursos tecnológicos podem ser importantes ferramentas nesta construção. Deste modo, a presente pesquisa, decorrente de um estudo de caso, analisa a interação entre o sujeito e tecnologia de modo a verificar a aprendizagem em Matemática por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, na disciplina de Matemática Elementar, na modalidade presencial em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES) da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as interações discentes via AVA Moodle por meio da ferramenta fórum de discussão e as contribuições desta ferramenta para o processo de autonomia e aprendizagem na construção do conhecimento matemático no contexto da educação à distância (EAD). A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, com objetivo descritivo. Os sujeitos da pesquisa constituem uma turma de 40 alunos de graduação que cursaram no primeiro semestre letivo de 2016 a disciplina de Matemática Elementar. O corpus investigativo deste estudo consistiu no discurso discente registrado na plataforma, representando 35 falas no fórum de discussão. Para o processo de análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Como principais resultados percebeu-se que a ferramenta fórum de discussão potencializou o processo de aprendizagem discente, servindo como um instrumento de comunicação virtual entre pesquisador e alunos, facilitando assim a construção de saberes matemáticos por parte dos discentes na disciplina, principalmente no esclarecimento de dúvidas sobre o estudo das funções. Espera-se que este trabalho possa contribuir para futuros estudos no campo da Educação e da Educação Matemática.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior