Matemática no Wikipédia

  • Franciele Krein
  • Vinícius Thomé
  • Eduardo Felipe Araújo
  • Eduardo Pompermayer

Resumo

A Wikipédia é uma ferramenta colaborativa onde os interessados podem redigir os conteúdos e de acesso livre, sendo assim um meio que facilita a disseminação de conhecimento de forma rápida e de fácil acesso, ajudando a desenvolver habilidades de pesquisa e senso crítico. Temos como objetivo neste projeto criar a maior quantidade possível de artigos matemáticos de qualidade e acessíveis aos diversos níveis de ensino, além de revisar, corrigir, ampliar e aprimorar artigos já existentes, tornando de fácil acesso conhecimento matemático de qualidade e com linguagem que alcancem todos os níveis de ensino. Além disso possibilitar com que os alunos do curso de Licenciatura em Matemática aprofundem seus conhecimentos e desenvolvam sua capacidade de análise crítica da linguagem matemática, e ainda também verificar a possibilidade da utilização do Wikipédia como recurso alternativo ao livro didático. O projeto se dá através da discussão contínua de tópicos matemáticos. Semanalmente ocorrem reuniões onde os alunos, juntamente com o professor orientador escolhem os temas e revisam as edições realizadas no período. O professor orienta como devem ser realizadas as edições que são julgadas necessárias para qualificar os artigos, sanando as dúvidas e validando os trabalhos. Com isso, o ciclo de obtenção de conhecimentos matemáticos será positivo e contínuo, auxiliando na formação dos futuros profissionais de matemática. A avaliação do projeto ocorre através da qualidade e quantidade de artigos aprimorados ou criados na Wikipédia. O projeto teve início em 2015, tendo apenas um bolsista e está no seu segundo ano, contando agora com três bolsistas. Neste ano já foram adicionados mais de 106.000 caracteres em onze artigos, destacando-se, por exemplo, a criação do artigo sobre Triângulo Isósceles, as edições realizadas em vários tópicos de geometria, trigonometria e em artigos referentes aos conjuntos numéricos. Em alguns desses casos ocorreu uma revisão quase que total dos artigos. Outro resultado obtido até o momento é também o aprofundamento do conhecimento dos estudantes do curso superior de Licenciatura em Matemática, o que é fundamental para um bom desempenho como futuros professores. Ainda temos como perspectivas continuar revisando e criando o maior número de artigos possíveis para que a Wikipédia possa ser um referencial para pesquisas de todos os níveis de educação e testar a Wikipédia como uma alternativa ao ensino de matemática, quem sabe podendo ser uma alternativa ao livro didático.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível superior